Empresário destaca luta de Geraldo para instalação de usina de biodiesel
O governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), os diretores da Delta Energia, Ricardo Lisboa, Rubens Parreira e Mateus Andrade, o deputado federal Geraldo Resende, deputado estadual Zé Teixeira, prefeito Donato Lopes, a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e vereadores inauguraram hoje (10/11), a Delta Biocombustíveis.
A usina foi instalada em Rio Brilhante, na saída para Campo Grande, numa área de 70.000 m2, doada pela Prefeitura de Rio Brilhante, e tem 12.000 m2 de área construída. O investimento, de acordo com diretores da empresa, vai superar R$ 25 milhões e já está gerando 73 empregos diretos conforme informações atualizadas pelo Diretor de Operações, Ricardo Alonso.
Os discursos foram abertos pelo empresário Rubens Parreira, em nome de todos os diretores da Delta Energia. Ele discorreu toda a trajetória que permitiu os investimentos em Mato Grosso do Sul. O industrial fez questão de destacar a efetiva participação do deputado federal Geraldo Resende, que, segundo ele, insistiu para que a Delta Energia, que já havia recebido proposta para se instalar em Goiás, investisse em Rio Brilhante.
“O deputado Geraldo promoveu o encontro da diretoria do Grupo Delta com o governador André. Durante a reunião, reivindicamos a licença prévia ambiental em 60 dias. O governador assumiu o compromisso na liberação da licença, e exigiu a apresentação do projeto, dando prazos também para que a planta da usina fosse concretizada. O acordo foi pactuado e cumprido por todos. Estamos satisfeitos com as autoridades de Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Parreira destacou que após oito meses, desde o início das negociações de instalação da usina, o empreendimento já tem cerca de R$ 15 milhões de faturamento, pois já fechou negócios com a Petrobras. “Nestes nove anos do Grupo Delta Energia, sinalizamos para uma franca expansão, sobretudo, com desenvolvimento sustentável”, comemorou o industrial.
O deputado Zé Teixeira enumerou cada um dos atores da implantação da usina, dentre eles, a Secretária de Estado da Produção, Tereza Cristina, e elogiou o empenho de todos, e fez referência especial ao deputado Geraldo Resende, que, segundo ele, foi o grande articulador para que o investimento se tornasse realidade em Rio Brilhante.
O prefeito Donato Lopes, agradeceu o trabalho e a dedicação do governo do Estado em promover o desenvolvimento da região. “Esta empresa nasceu em janeiro, na primeira reunião realizada com o governador, e está contribuindo com a elevação da qualidade de vida da população riobrilhantense, gerando empregos, oferecendo renda para os trabalhadores e isso reflete na economia local. Com o apoio da Câmara de Vereadores, que aprovaram a doação da área para a Delta, conseguimos garantir este importantíssimo investimento. Estamos prontos para doar a área necessária para que mais investimentos deste porte aconteçam em Rio Brilhante ”, garantiu o prefeito.
Considerando que a implantação da Delta Biocombustíveis traria uma nova dimensão para a economia do Estado e, sobretudo, impactos significativos para e economia do município de Rio Brilhante, o deputado Geraldo Resende frisou que colocou toda sua energia para garantir a vinda da Delta para o Mato Grosso do Sul. “É desta forma que trabalhamos para construir um mundo melhor para todos, intermediando ações que resultem em benefícios reais para o desenvolvimento dos municípios”, observou Geraldo Resende.
O deputado mencionou o apoio do prefeito Donato e do deputado Zé Teixeira, que, de pronto abraçaram a proposta da Delta e, principalmente, destacou a decisão do governador André Puccinelli que acolheu a proposta dos industriais e determinou a garantia dos incentivos fiscais solicitados. Ele aproveitou a ocasião para agradecer os companheiros vereadores do PMDB, e principalmente, o reconhecimento da população riobrilhantense pelos votos recebidos e que fizeram dele o deputado federal mais votado em Rio Brilhante, com 3.154 votos.
O governador André Puccinelli fechou a sessão de pronunciamentos dizendo que a nova usina é fruto de políticas de desenvolvimento de seu Governo. “Todos aqueles que acorrem para empreender em nossa terra encontrarão um governo que corre celeremente rumo ao desenvolvimento”, disse o governador. Neste contexto, ele destacou que o Estado tem que ser o indutor e o fomentador e não pode ser o entrave para novos investimentos, por isso, determinou que as licenças fossem obtidas o mais rapidamente possível, “sempre observando-se as leis”, pontuou.
“Os incentivos fiscais que o Governo do Estado está garantindo para a produção de biodiesel em Mato Grosso do Sul são de 75%. Portanto, estamos abrindo mão deste total de impostos para gerar desenvolvimento”, frisou o governador. Puccinelli também afirmou que o investimento contou com o apoio do deputado federal Geraldo Resende, que intermediou os primeiros contatos para negociação entre a empresa Delta Biocombustíveis e o Executivo estadual.