Em nove anos, Geraldo garante 40 obras à saúde de Dourados
Atuação parlamentar transforma Dourados em pólo de serviços na saúde pública. Deputado cobra melhor gestão destes investimentos
O deputado Federal Geraldo Resende (PMDB) garantiu 40 obras na área de saúde de Dourados nos últimos nove anos. A atuação do parlamentar tem como objetivo aprimorar os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já que o município é referência para 38 municípios da Grande Dourados.
Neste período, o trabalho do parlamentar possibilitou o aporte de R$ 40 milhões em investimentos na saúde pública douradense, fruto da atuação junto aos ministérios em Brasília, na garantia de recursos extraordinários e de programação, além de emendas individuais e de bancada que destinou ao município.
A crise que o Município enfrenta na área de saúde, na avaliação de Geraldo Resende não é ocasionada pela falta de recursos. O que falta, segundo o parlamentar, é uma gestão eficiente dos mesmos. “As constantes manchetes de jornais revelam a precariedade no atendimento, principalmente às mulheres e crianças”, salienta, exemplificando os problemas de superlotação no Hospital Universitário (HU) e Hospital da Vida.
“Para tirar a saúde da UTI é preciso duas coisas: Recursos e boa gestão administrativa. Quanto aos recursos, estamos trazendo de Brasília. Portanto, o que falta é aplicá-los com mais rapidez e eficiência. O gestor municipal precisa conhecer a realidade de quem mais utiliza o SUS, que sãos as pessoas mais carentes. É necessário também conhecer a realidade do médico, do enfermeiro, agentes e demais profissionais da área de saúde. É preciso conhecer o funcionamento das unidades hospitalares e adotar medidas que corrijam as distorções”, destaca.
Do total de 40 obras viabilizadas nos três mandatos do deputado federal, 25 são novas e somam R$ 35,5 milhões. O destaque é para os recursos viabilizados para a construção do Instituto da Mulher e da Criança (IMC); construção de 14 novos postos de saúde; reforma dos postos de Saúde da Vila Rosa e de Indápolis (com recursos já empenhados), além dos 10 já reformados; construção da Clínica da Mulher e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA); reforma do Hospital da Vida e implantação de duas academias da saúde, com recursos já empenhados, além de outras 10 para 2012.
A UPA está praticamente finalizada desde janeiro, mas falta a Prefeitura fazer os últimos pagamentos à construtora para que possam ser feitos os últimos acabamentos da obra. Cinco novos postos de saúde, espalhados nos bairros: Altos da Monte Alegre, Campo Dourado, Jardim Oliveira II, Jardim Guaicurus, Altos do Indaiá também aguardam acabamentos finais para que possam ser entregues. A Clínica da Mulher está em processo de licitação, depois de quase cinco anos dos recursos terem sido viabilizados por Geraldo Resende.
Além destas ações, a atuação de Resende garantiu outras obras importantes para Dourados como a construção do Centro de Controle de Zoonoses, a unidade de saúde do jardim Carisma, reformas e ampliações de 10 unidades básicas, implantação de rede de abastecimento de água potável na Reserva de Dourados (em execução), a implantação do SAMU e a viabilização de duas ambulâncias. Atualmente o parlamentar trabalha para garantir a construção do Centro de Atendimento Psico-Social na Reserva Indígena.