Obras de construção do Instituto Técnico Federal estão na fase final em Dourados
01/06/2015 17h40
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com as obras em Dourados praticamente concluídas, com previsão de ser inaugurado no próximo semestre. A unidade foi construída no Jardim Canaã I, em área de 50 mil metros quadrados doada pela Prefeitura e vai oferecer 1,2 mil vagas em cursos presenciais integrados ao ensino médio para diversas áreas, sendo 12 na área técnica e um em nível superior, todos gratuitos.
Os dois blocos construídos no local (A e B) possuem 1.546 metros quadrados cada. A estrutura consta ainda de quadra poliesportiva, guarita, pavimentação e iluminação externa. A obra custou R$ 6,5 milhões, cujos recursos foram garantidos pelo deputado Geraldo Resende e outros integrantes da bancada parlamentar em Brasília.
Cursos
Depois que o prédio for inaugurado, o Instituto Técnico Federal vai ofertar cursos presenciais integrados ao ensino médio nas áreas de Informática, Eletrotécnica e Mecânica. Os cursos de formação inicial e continuada presencial serão os de Operador de Computador, Desenhista de Produtos Gráficos Web, Montador e Reparador de Computadores.
O IFMS de Dourados também vai oferecer, em nível de graduação superior, o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Haverá também cursos técnicos à distância de Agente Comunitário de Saúde, Serviços Públicos e Administração. Além daqueles formação inicial continuada: Língua Inglesa e Língua Espanhola.
Enquanto o prédio novo não é entregue, as aulas do IFMS/Dourados acontecem na Escola Estadual Presidente Vargas desde outubro do ano passado. Em março deste ano tiveram início as aulas dos cursos técnicos de Operador de Computador, Técnico de Informática Manutenção e Suporte em Informática Serviços Públicos, Administração, além de Inglês e Espanhol. O curso de Agente Comunitário de Saúde é ofertado na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo.
Na quinta-feira (28) encerraram as inscrições para 160 vagas Desenhista de Produtos Gráficos Web, Operador de Computador, Auxiliar Administrativo e Condutor Cultural Local, com 40 vagas para cada curso. Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram toda a escolaridade exigida na rede pública. Também houve reserva aos que comprovaram renda familiar per capita inferior a um e meio salário mínimo e aos que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas.
Compromisso
O deputado Geraldo Resende está entusiasmado com a perspectiva de inauguração do Instituto Federal nos próximos meses. Segundo ele, a conquista de uma unidade do IFMS vai mudar radicalmente o perfil educacional de Dourados, assim como ocorreu em outras regiões do país.
“Luto para MS ter instituições de educação técnica desde 2005. Naquela oportunidade obtivemos a garantia do Governo Federal de que Dourados seria contemplada com a estrutura após a consolidação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na época uma conquista recente”, explica.
Com a iminência de ativação do campus do IFMS em Dourados, Geraldo Resende firmou compromisso de destinar novos recursos para a construção de mais um bloco de laboratórios visando à expansão da unidade, possibilitando a ampliação de vagas nos cursos técnicos. O deputado também assegurou investimentos necessários para que a Prefeitura possa asfaltar todo o acesso à unidade.