Ministro adia vinda a Dourados e lançamento do Hospital da Mulher será dia 7
26/07/2017 17h07
O ministro da Educação Mendonça Filho adiou sua vinda a Dourados para o próximo dia 7 de agosto, quando fará o repasse de recursos e dará ordem de início para as obras do Hospital da Mulher e da Criança (HMC). A visita estava marcada para o próximo dia 31, mas em virtude da mudanças na agenda, o Ministério da Educação comunicou a alteração à equipe do deputado federal Geraldo Resende, que encabeça o projeto do futuro hospital.
Segundo a assessoria do ministro, inicialmente os horários da agenda que seria no dia 31 estão mantidos. Pela programação, o ministro deve chegar ao aeroporto de Dourados às 15h30; às 16h00, fará a inauguração do Bloco "D" da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e assinatura da ordem de início de serviço do Hospital da Mulher e da Criança, além da inauguração oficial da unidade do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
HMC
O Hospital da Mulher da Criança será uma unidade construída em área anexa ao Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para atender mulheres e crianças de toda a Grande Dourados, Cone-Sul e Fronteira. O prédio terá 8,7 mil metros quadrados com subsolo e mais quatro pavimentos, dotado de consultórios de ginecologia, obstetrícia, pediatria, banco de leite, Pronto Atendimento Pediátrico e Obstétrico, salas cirúrgicas, leitos de internação e observação e salas de residências, entre outras estruturas.
Trata-se de um projeto que vem sendo articulado desde 2009 pelo deputado federal Geraldo Resende. Em 2010, ele chegou a conquistar, no Ministério da Saúde, recursos da ordem de R$ 12,9 milhões, os quais acabaram não sendo liberados por questões burocráticas não resolvidas pela gestão da UFGD, na época.
Mesmo assim, a luta continuou. No ano passado, além de Geraldo Resende, os senadores Waldemir Moka e Simone Tebet, os deputados Carlos Marun Tereza Cristina viabilizaram emendas para o projeto, porém as mesmas, não foram empenhadas. As articulações continuaram e no último dia 18 o ministro Mendonça Filho apresentou um cronograma de repasses de novos recursos, que totalizam R$ 34 milhões, a serem liberados por etapas até 2019.