Geraldo destaca conquista de Escola Federal para Dourados
Coordenador da bancada participou de solenidade e em discurso comemorou vitória também para os municípios de Naviraí e Jardim
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS), coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul, participou terça-feira (16) da solenidade em que a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de 208 unidades de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o país, três deles em Mato Grosso do Sul: em Dourados, Naviraí e Jardim. Na sequência, o parlamentar utilizou a tribuna da Câmara para creditar a conquista à luta que toda a bancada federal vinha travando desde 2006.
Segundo Geraldo Resende o anúncio da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, representa uma vitória de grande importância “haja vista a necessidade urgente de formação de mão de obra qualificada para fazer frente às demandas que surgem com a diversificação do mercado mundial”.
O deputado afirmou que a conquista das unidades para Dourados, Naviraí e Jardim é resultado de um esforço de toda a bancada do Estado, que ao longo dos últimos cinco anos vinha fazendo diversas interlocuções junto ao Ministério da Educação, mostrando a necessidade de instituições profissionalizantes na região da Grande Dourados.
Para Geraldo a decisão de incluir Dourados nesse plano de expansão “é resultado da persistência de nosso mandato, pois mesmo diante de um diagnóstico inicial desfavorável, com a alegação de que o Município tinha conquistado, há pouco, a UFGD, não recuamos e prosseguimos nossas gestões, por conhecermos o perfil econômico da região”.
Falando da luta pela Escola Técnica Federal em Dourados, Geraldo rememorou interlocuções que vinham sendo feitas desde 2006, sendo uma delas a emenda ao Projeto de Lei N.º 7.268/2006, apresentada em 12 de março de 2007 na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, na qual se propunha a transformação da Escola Agrotécnica de Dourados em Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET.
Outro encaminhamento aconteceu em 19 de abril de 2007, quando o deputado apresentou emenda ao PL 7.268/2006 na Comissão de Educação e Cultura da Câmara, dispondo sobre a instituição de Escola Técnica de Dourados, vinculada à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Este documento recebeu a assinatura dos atuais deputados federais Antonio Carlos Biffi e Vander Loubet, além dos então deputados Dagoberto Nogueira, Waldir Neves, Antonio Cruz e Nelson Trad, além do atual senador Waldemir Moka.
A bancada federal também somou com Geraldo Resende na assinatura de um requerimento, em 15 de abril de 2009, endereçado em 15 ao ministro da Educação Fernando Haddad, sugerindo a criação da Escola Técnica de Dourados, vinculada à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Finalizando, Geraldo lembrou que em 2 de julho de 2009, apresentou o Projeto de Lei 5.531 instituindo um campus do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) em Naviraí, além de ter sido autor de emendas ao PL 7.268/2006 que dispunham sobre a criação de escolas técnicas e agrotécnicas federais em outros municípios do Estado.