Conheça a luta de Geraldo Resende em favor da Escola Técnica Federal

A presidente Dilma Roussef anunciou, no último dia 16, a implantação de 208 unidades de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o país, também conhecidas como Escolas Técnicas Federais. Três delas serão construídas em Mato Grosso do Sul: uma em Dourados, outra em Naviraí e uma terceira em Jardim.

O deputado federal Geraldo Resende, coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, que participou da solenidade no Palácio do Planalto, disse que o anúncio feito pela presidente Dilma é uma conquista de toda a população de Dourados.

No último dia 16 Geraldo Resende utilizou a tribuna da Câmara Federal, oportunidade em que afirmou que o anúncio da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica representa uma vitória de grande importância “haja vista a necessidade urgente de formação de mão de obra qualificada para fazer frente às demandas que surgem com a diversificação do mercado mundial”.

Geraldo afirmou que a conquista das unidades para Dourados, Naviraí e Jardim é resultado de um esforço de toda a bancada do Estado, que ao longo dos últimos cinco anos vinha fazendo diversas interlocuções junto ao Ministério da Educação, mostrando a carência de instituições profissionalizantes na região da Grande Dourados.

Conheça a Escola Técnica Federal

Os institutos federais, também conhecidos como Escolas Técnicas Federais, são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com forte inserção na área de pesquisa aplicada e na extensão.

Por meio da Lei n.º 11.892, de 2008, o governo decidiu reestruturar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando 38 institutos federais em todo o país. Surgiu, então, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), que integrou a escola técnica que seria implantada em Campo Grande, e a Escola Agrotécnica Federal de Nova Andradina.

As duas unidades passaram a ser denominadas Campus Campo Grande e Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. O novo projeto da rede federal incluiu ainda a implantação de outros cinco campi nos municípios de Aquidauana, Coxim, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas. Em fevereiro deste ano, todas as unidades do IFMS entraram em funcionamento com a oferta de cursos técnicos em sete municípios, beneficiando 2,4 mil estudantes.

Veja, a seguir, a cronologia da luta de Geraldo Resende e da bancada federal em favor da Escola Técnica para Dourados e Naviraí:

  • Março de 2007 – Geraldo Resende apresenta emenda na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, ao Projeto de Lei 7.268, criando o Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET de Rio Brilhante;
  • Abril de 2007 – Geraldo Resende apresenta emenda na Comissão de Educação e Cultura, ao Projeto de Lei 7.268/06, criando o Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET de Rio Brilhante;
  • Março de 2007 - Geraldo Resende apresenta emenda, na Comissão Trabalho, Administração e Serviço Público ao Projeto de Lei 7.268, de 2006, transformando a Escola Agrotécnica de Dourados em Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET;
  • Abril de 2007 – Geraldo Resende apresenta emenda na Comissão de Educação e Cultura, ao Projeto de Lei 7.268/06, transformando a Escola Agrotécnica de Dourados em Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET;
  • Abril de 2009 – Geraldo Resende, juntamente com demais membros da bancada, apresentou o Projeto de Lei N.º 5075/09 criando a “Escola Técnica de Dourados, vinculada à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)”;
  • Julho de 2009 – Geraldo Resende apresenta o Projeto de Lei N.º 5531/09 instituindo o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no município de Naviraí;
  • Abril de 2009 - Geraldo Resende e os demais membros da bancada enviaram indicação ao Ministro da Educação Fernando Haddad, sugerindo a criação da Escola Técnica de Dourados “vinculada à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)”.


Projeto de campus do IFMS, que pode ser aproveitado para Dourados. (Foto: Reprodução)








Anterior
Anterior

Bancada de MS recebe projetos de Dourados para infraestrutura

Próximo
Próximo

Geraldo destaca conquista de Escola Federal para Dourados