Concluídas obras da quadra de esportes da Escola Indígena "Guateka"
11/05/2013 10h07
Estão concluídas as obras de construção da quadra de esportes da Escola Estadual “Guateka” Marçal de Souza, na Reserva Indígena de Dourados. As obras começaram em novembro do ano passado, onde foram investidos R$ 302.015,89 em recursos garantidos por meio de parceria entre o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) e o Governo do Estado, junto ao Ministério da Educação. A inauguração deverá acontecer nos próximos dias.
Na avaliação de Geraldo Resende a nova quadra vai representar um novo espaço para a prática de esportes dentro do processo educacional, além de ser uma opção a mais de lazer, entretenimento e convívio, contribuindo para a minimização de problemas sociais como consumo de álcool e drogas.
“Atualmente, diversas modalidades esportivas estão sendo realizadas de forma improvisada. Não há um local próprio para os alunos, que muitas vezes são obrigados a usar quadras de outras escolas, devido à falta de estrutura. Com a quadra Escola vai ganhar um salto de qualidade, coroando uma luta em favor da educação dentro da Reserva Indígena de Dourados”, afirma o parlamentar.
Ampliação
Está em andamento o processo licitatório para a ampliação da Escola Estadual de Ensino Médio Interculturalo Guateka - Marçal de Souza, situada na Aldeia Jaguapiru, dentro da Reserva Indígena de Dourados. Serão construídos cinco laboratórios científicos, uma biblioteca, dois laboratórios tecnológicos e um refeitório.
A ampliação será executada com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), como resultado de articulações de Geraldo Resende e da secretária estadual de Educação Nilene Badeca, somando investimentos da ordem de R$ 722 mil.
A medida complementa outras ações dos governos federal e estadual na mesma escola, entre elas a reforma total, inaugurada em novembro de 2009, substituindo a casa de pau a pique que existia anteriormente, bem como a construção de uma quadra coberta, que está em andamento.
Para Geraldo Resende, que articulou a reconstrução da Escola Guateka, a implantação da quadra e agora a ampliação que vai possibilitar a implantação de ensino profissionalizante, todas essas conquistas têm o objetivo de propiciar melhores condições de vida à população indígena, que a seu ver, tem os mesmos anseios e direitos que a população não índia.