Casa do Estudante é luta de Geraldo
Casa do Estudante é luta de Geraldo
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) comemorou, essa semana, o anúncio de que o Ministério da Educação, por meio do REUNI – Reestruturação e Expansão das Universidades Federais vai destinar R$ 1,8 milhão para a construção da Casa do Estudante da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
A reivindicação vinha sendo feita desde 2007, quando Geraldo Resende apresentou a indicação INC-36/2007, bem como ofícios ao ministro da Educação Fernando Haddad. Em junho de 2007, o parlamentar recebeu resposta da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, informando que o governo iria destinar recursos para as universidades federais na medida da apresentação e aprovação dos respectivos planos de reestruturação.
Em 19 de setembro de 2007, Geraldo se reuniu no Ministério da Educação e Cultura (MEC) com o Secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota, quando cobrou agilidade no processo de aprovação e liberação de recursos para a construção de projetos essenciais para a implementação da UFGD, entre elas, o Ginásio Poliesportivo, já construído e em uso pela instituição.
Na oportunidade, Geraldo voltou a falar da Casa do Estudante, quando sugeriu a implantação de uma estrutura semelhante à que existe em outras universidades brasileiras e que servem para estudantes carentes. O parlamentar se baseia na própria experiência de estudante de Medicina no Ceará, onde, durante toda a duração do curso, morou numa casa da própria universidade.
Segundo Geraldo Resende, a UFGD está localizada numa região onde a demanda pelo ensino superior é muito grande e absorve as necessidades de vários municípios e por isso “necessita oferecer assistência sócio-didático-pedagógica ao estudante universitário proveniente de famílias de baixo poder aquisitivo, sem renda própria ou sem renda familiar suficiente para sua manutenção”.
Conquista
Ao comemorar a aprovação dos recursos pelo REUNI, Geraldo Resende parabenizou toda a comunidade acadêmica, bem como a Câmara de Vereadores de Dourados, que aprovou a doação de dois terrenos, de 1.350 metros quadrados cada, pelo Município, nas proximidades da Avenida Guaicurus, que dá acesso à Cidade Universitária. A Casa do Estudante deverá beneficiar mais de 120 estudantes, oriundos de cidades vizinhas.