Ministro garante a Geraldo celular aos distritos de MS
Em audiência com ministro das Comunicações, deputado Geraldo Resende cobra a instalação de torres de celular em distritos
Em audiência na tarde de quarta-feira (16), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que vai pressionar as empresas telefônicas a disponibilizar torres para serviço de telefonia móvel em distritos de Mato Grosso do Sul e para o mais novo município do Estado, Paraíso das Águas. Levantamentos demonstram que mais de 25 mil pessoas não são atendidas por este serviço nessas localidades do Estado.
“Reiterei pleitos que encaminho ao Ministério das Comunicações desde 2008, quando as empresas divulgaram seus planos de expansão e previam a região da Nova Itamarati em 2009. Quero que o Ministério fiscalize este serviço”, defendeu o deputado Geraldo Resende (PMDB). O parlamentar cobrou, em reunião com Paulo Bernardo, o acesso ao serviço de celular para os distritos de Itahum, Culturama e Cabeceira do Apa e Ipezal.
Itahum é distrito do município de Dourados onde residem cerca de 8 mil pessoas, em Culturama, Fátima do Sul vivem mais de 3 mil habitantes, mesmo número de Ipezal, distrito da cidade de Angélica. Outra região que também não dispõe de telefonia móvel celular é a cidade de Paraíso das águas, além do distrito de Cabeceira do Apa que abriga mais de 200 famílias e a torre de celular mais próxima fica no município de Antônio João, a 20 km de distância.
“Hoje, telefonia celular significa inclusão digital, otimiza as relações pessoais e favorece transações econômicas, democratizar este serviço é uma obrigação das concessionárias”, definiu Resende ao entregar as solicitações ao ministro. “Fui procurado pelo vice-prefeito de Fátima do Sul, meu amigo Cassiano de Oliveira (Teté), pelo vereador de Angélica Luciano Silva e o secretário de Saúde, Adeildo Cabrail; do professor José Carlos e o vereador Puka da Itamarati; e a professora Maria José e o Moacir Cavalheiro do Nascimento, de Itahum; além de José Carlos Meda Jr, de Cabeceira do Apa, para lutar, aqui em Brasília, e assegurar que essas regiões sejam contempladas". .
“Estou em contato com as empresas de telefonia, vou pressionar para que Mato Grosso do Sul seja contemplado”, respondeu o ministro Paulo Bernardo, que já foi secretário de Planejamento do Estado e do governo Lula e hoje ocupa a Pasta das Comunicações no governo Dilma Rousseff.