Comissão Especial vai debater consumo de álcool nas aldeias indígenas
Presidente da Comissão Especial da Câmara que analisa efeitos do alcoolismo, Geraldo Resende convida a especialistas e autoridades para audiência pública
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS), presidente da Comissão Especial da Câmara quer analisa os efeitos do consumo abusivo de bebidas alcoólicas, teve proposta de audiência pública sobre alcoolismo nas aldeias indígenas aprovada em reunião do colegiado.
A audiência, em data ainda a ser definida, vai debater “as causas e consequências do consumo abusivo de álcool nas aldeias indígenas e, especialmente, as razões que determinam o aumento exponencial do consumo dessa substância nos últimos anos".
Geraldo também propôs, em requerimento, que sejam convidados especialistas e autoridades para participarem da audiência pública na Comissão Especial.
Serão convidados o psiquiatra Juberty Antônio de Souza, professor da Faculdade de Medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Karina Panhos, responsável pelo programa da saúde mental do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena do Alto Solimões, e o médico Zelik Trajber, chefe das Equipes Multidisciplinares do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena em Mato Grosso do Sul.
O deputado propôs, ainda, que seja convidado o diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Orlando Moreira da Silva, que também é presidente o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), para falar na audiência Pública sobre os efeitos do consumo de bebidas alcoólicas no trânsito.
Outros especialistas também serão convidados para a audiência, por sugestão dos demais integrantes da Comissão Especial para abordagens sobre o impacto do alcoolismo na saúde pública.
O deputado Vanderlei Macris, por exemplo entre outras sugestões, propôs a participação da médica Cecília P. Roselli Marques, psiquiatra e pesquisadora da Unidade de Álcool e Drogas (UNIAD) da Unifesp, para falar sobre prevenção e tratamento de pessoas dependentes do consumo de bebida alcoólica; além de Marcos Zalesky, psiquiatra e professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que abordará o aumento da violência em razão do consumo abusivo de bebida alcoólica.