Comissão debate o impacto da publicidade no consumo
Comissão de bebidas alcoólicas debate o impacto da publicidade no aumento do consumo
A Comissão Especial de Bebidas Alcoólicas (Cealcool) da Câmara realizou audiência pública nesta terça-feira (27) para debater a propaganda em torno da substância e o aumento do seu consumo nos últimos anos. Desta vez, foram convidados para discutir o tema o diretor do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), Disraelli Galvão dos Guimarães Alves, e o coordenador de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, Luiz Alberto Chaves de Oliveira.
O diretor do Sindicerv nega que a culpa pelo aumento do consumo de álcool esteja relacionado com a forte publicidade em torno do tema. Disraelli defendeu o papel econômico da indústria no país, que, segundo ele, injeta cerca de R$ 44 bilhões no mercado – ou 1,65% do Produto Interno Bruto (PIB) – no mercado.
“A publicidade não é responsável pelo consumo excessivo nem pelo ingresso de novos consumidores”, rechaça o diretor. De acordo com Disraelli, é preciso fiscalizar e punir quem infligi a Lei, como dirigir depois de beber ou vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
O coordenador de Políticas sobre Drogas de São Paulo, por sua vez, questionou os dados apresentados pelo Sindicerv, de que 87% da população faz uso moderado ou não faz uso do álcool.
Luiz Alberto afirma que a proporção, na verdade, seria de 60% dos homens e 40% das mulheres que usam frequentemente a substância. “Podemos dizer que metade da população faz uso de bebidas alcoólicas. Desses, metade tem problemas relacionados à bebida. Ou seja, 25% da população brasileira”, alerta.
Todos os lados
O deputado Geraldo Resende (PMDB), presidente da Cealcool, ficou satisfeito com a contribuição que o debate trouxe para a elaboração da proposta final que será apresentada pela comissão. “Foi um excelente debate. Ouvir todos os lados da questão é fundamental para que uma proposta eficaz seja desenvolvida e aprovada por esta comissão”, avalia.