Comerciantes do Conesul pedem apoio de Geraldo
Comerciantes e empresários dos mais variados segmentos da economia, dos municípios de Eldorado e Naviraí, entregaram ao deputado federal Geraldo Resende (PMDB), documentos de reivindicações
Comerciantes e empresários dos mais variados segmentos da economia, dos municípios de Eldorado e Naviraí, entregaram ao deputado federal Geraldo Resende (PMDB), documentos de reivindicações relacionados à cobrança de impostos, notadamente o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Em Eldorado, Geraldo Resende e o governador André Puccinelli receberam a “Carta de reivindicação dos comerciantes de Eldorado – MS”. O documento foi assinado pela diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Eldorado. No primeiro momento, a associação relatou as dificuldades dos comerciantes, dos setores do comércio e serviços, que estão enfrentando o que consideram como “concorrência desleal” dos comerciantes do estado do Paraná devido à diferença de alíquota de ICMS entre os dois Estados, fato que favorece os paranaenses e prejudica sobremaneira a economia local “Esta situação está causando a migração de recursos financeiros para as cidades de fronteira, do Paraná e do país vizinho, o Paraguai”, reclama o presidente da Associação Comercial de Eldorado, André Cristiano Souza.Diante do exposto, os comerciantes de Eldorado estão reivindicando: 1) Diminuição do diferencial de alíquota de ICMS entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul; 2) Redução da pauta do imposto garantido, revisando a tabela de base de cálculo do ICMS usada pelo Estado, muito superior ao custo, inviabilizando, muitas vezes, a venda final; 3)Criação da alíquota ICMS Diferenciada para os municípios situados em Região de Fronteira com o Paraguai; 4) Incentivo à reabertura das instalações de Frigorífico de Bovinos de Eldorado; 5) Incentivo fiscal ou algum tipo de subsídio para os pequenos empreendimentos para adequação ao sistema ECF/TEF; e, 6) Apoio junto ao Governo Federal para ampliação da pista de arrolamento criando a terceira faixa e acostamento da BR-163 nos trechos compreendidos entre Eldorado/Mundo Novo-MS e Mundo Novo-MS/Ponte Airton Senna.
NAVIRAÍ
As mesmas dificuldades identificadas em Eldorado foram pontuadas pelas lideranças empresariais e comerciais de Naviraí, na noite de quarta-feira (01/09). O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (Acen), Antônio Alves de Lima (Toninho da Floraí), entregou a “Carta de Naviraí” ao deputado federal Geraldo Resende. Em dez tópicos a entidade sintetizou os problemas e apontou sugestões, pedindo que Geraldo encampe a luta do comércio varejista e do agronegócio local.
Na opinião dos empresários, a carga tributária está insuportável e insustentável. “É impossível continuar com esta carga tributária. O Mato Grosso do Sul tem pressa para crescer. Precisamos gerar empregos e renda, mas as distorções entre os demais Estados, devido a cobrança diferenciada de alíquotas vêm acarretando sérios prejuízos à população de nosso município”, afirmou Toninho.
A Redução Progressiva da alíquota do ICMS, em relação ao “sistema garantido”, e a Revisão do ICMS do combustível, foram algumas das reivindicações apresentadas pela diretoria da Acen, ao deputado Geraldo Resende.
Em Eldorado e Naviraí, Geraldo Resende colocou-se à disposição das lideranças do comércio e sustentou que vai analisar as reivindicações recebidas e, sobretudo, envidará esforços no sentido de apresentar uma resposta que venha ao encontro aos mais legítimos anseios de toda classe empresarial de Mato Grosso do Sul.
“Já iniciei discussão deste assunto com o governador André Puccinelli. Em Ponta Porã, no final do mês passado, recebemos reivindicações que também apontam a implantação do imposto diferenciado como uma solução para a crise que assola o setor do comércio. Uma comissão de empresários vai se reunir com técnicos do Governo do Estado, abrindo um diálogo que, com certeza, vai trazer uma resposta à essas reivindicações. Eu estarei acompanhando e defendendo os lojistas, mas tudo isso, na simpatia da lei”, afirma o deputado Geraldo Resende, em resposta aos comerciantes. “Podem contar comigo”, sustenta o parlamentar.