Geraldo entrega projetos de CAPS-AD e maternidade indígena ao ministro da Saúde
13/11/2012 17h08
O deputado Geraldo Resende (PMDB) entregou nesta terça-feira (13) ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha projetos para a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial para o tratamento de dependentes de álcool e drogas (CAPS-AD) e uma maternidade para as mulheres indígenas das aldeias Jaguapirú e Bororó, em Dourados.
A audiência foi realizada no Ministério da Saúde e teve a participação de outros parlamentares do PMDB. Na reunião o deputado explicou a importância de se implantar um centro de tratamento para dependentes químicos. “Os índices de suicídio e de assassinatos nas aldeias em Dourados são os maiores do mundo. Os números chegam a superar zonas de conflitos armados como o Iraque”, afirmou.
O projeto foi elaborado em conjunto com a Missão Evangélica Caiuá e significa um investimento mensal de R$ 200 mil para o funcionamento do Centro. A Missão é uma das principais parceiras do Ministério da Saúde em relação a atenção aos indígenas, já tendo habilitação para receber recursos para este fim.
O parlamentar e a Missão Evangélica também construíram uma proposta para a atenção as mulheres indígenas grávidas da região de Dourados.
“Estamos conferindo os avanços na diminuição da mortalidade de mães e filhos no momento do parto graças aos programas como a Rede Cegonha, porém esses avanços não estão contemplando os povos tradicionais”, explicou Resende.Para a maternidade indígena, o projeto prevê um investimento de cerca de R$ 1 milhão para adequações e o mesmo valor para aquisição de equipamentos. A maternidade irá funcionar no Hospital Porta da Esperança, que já é administrada pela Missão Evangélica Caoiuá.
O ministro, que tem forte ligação com a questão indígena, pois foi secretário da área nos anos de 2005 e 2006, se comprometeu em estudar a viabilidade da implantação e solicitou o cadastramento dos projetos no sistema de convênios do Ministério.
Geraldo Resende aproveitou a oportunidade para apresentar os pleitos da Prefeitura de Dourados, como o acréscimo de repasses para para a Secretaria Municipal de Saúde, referente ao atendimento de média e alta complexidade. O deputado cobrou também celeridade nas análises e pagamentos de propostas de implantação de Academias da Saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS).