Geraldo cobra Ministério da Justiça recursos para construção da nova sede do DOF
14/11/2012 16h27
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) se reuniu nesta quarta-feira (14) com a ministra da Justiça interina, Marcia Peligrini para cobrar a liberação de recursos para construção da nova sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), que também abrigará a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron)em Dourados.
Geraldo explicou à ministra interina, que a região da fronteira é uma das mais violentas do Estado.
“Mesmo com o aumento de investimentos por parte do governo do Estado na área de segurança pública, a região de fronteira ainda tem alto índice de criminalidade. A existência de uma grande fronteira seca com Paraguai e a Bolívia facilita o tráfico de drogas e de armas. Por isso, necessita de uma atenção especial, para dar maior segurança à população, que hoje vive com medo”.
Em 2009, o governo do Estado já havia reivindicado R$ 4.416.636,60 para construção da nova unidade operacional do DOF e para aquisição de armamentos e demais equipamentos, porém o valor não foi liberado.
Polícia Comunitária
A audiência, que também contou com a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki tratou de outros assuntos, como a implantação do Policiamento Comunitário nas aldeias indígenas de Dourados.
De acordo com Regina Miki, o Ministério da Justiça já adquiriu os equipamentos que serão doados para implantação do policiamento nas aldeias, porém ainda falta a contrapartida do governo do Estado.
“Faremos a gestão junto ao governo do Estado para que este projeto do Policiamento Comunitário seja de fato implantado nas aldeias de Dourados, dando segurança às comunidades indígenas de Dourados, que hoje sofrem com uma onda de violência”, afirmou o deputado.
Também foi discutida a proposta da implantação do vídeo monitoramento da cidade de Dourados, reestruturação e modernização da Guarda Municipal e a Delegacia da Mulher de Dourados. A ministra da Justiça interina, Marcia Peligrini ficou de dar uma resposta as demandas apresentadas nas próximas semanas.