Deputado vai à Europa em missão de políticas antidrogas

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS) vai visitar, entre os dias 16 e 27 deste mês, três países da Europa: Holanda, Portugal e Itália. A viagem, em missão oficial como membro da Comissão Externa (CEXANDRO) encarregada de analisar “in loco” os efeitos das políticas antidrogas e o tratamento de usuários de drogas nesses países.

Segundo Geraldo Resende, o objetivo da comissão é propor mudanças na legislação e em políticas públicas para tornar mais eficazes os mecanismos de prevenção e aperfeiçoar o sistema de atendimento aos usuários, principalmente do crack. O relatório final será enviado ao presidente da Câmara, Michel Temer, e ao presidente Lula.

De acordo com Geraldo, o trabalho tem um caráter humanitário e de saúde pública. “Somente as pessoas que têm ou tiveram alguém da família envolvido com o problema das drogas pode avaliar o sofrimento que isso causa, bem como as dificuldades enfrentadas na luta pela recuperação do viciado. O Brasil precisa aperfeiçoar suas políticas nessa área e pretendemos conhecer, lá fora, o que outros países já fizeram e que deu certo”, afirma o parlamentar.

Nos Estados

Após as visitas aos países europeus, a comissão visitará vários estados brasileiros para fazer um levantamento de ações e programas de prevenção e atendimento bem-sucedidos. Em junho os parlamentares vão conhecer projetos e programas em algumas capitais brasileiras. O início será por Fortaleza, prosseguindo com visitas a Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

A terceira etapa dos trabalhos da Comissão está prevista para a primeira semana de julho, quando será realizado na Câmara um seminário internacional para discutir o tema com especialistas brasileiros e estrangeiros. De acordo com Geraldo Resende, o atual sistema de atendimento na rede pública brasileira é considerado insuficiente e tende a piorar nos próximos anos com o aumento do número de usuários. “O tratamento dado hoje ao usuário de drogas é paliativo ou incompleto e as pessoas acabam voltando ao vício”, complementa o presidente da Comissão, deputado Vieira da Cunha (PDT-RS). Além dos dois deputados, compõem a comissão externa o relator, deputado Germano Bonow (DEM-RS); e os deputados Alceni Guerra (DEM-PR), Elcione Barbalho (PMDB-PA), Osmar Terra (PMDB-RS), Paulo Teixeira (PT-SP) e Sueli Vidigal (PDT-ES).

Escolha viver sem drogas


Vídeos mostram como fica um usúario de drogas, as doenças e o preconceito da sociedade.


Câmara envia Geraldo e outros cinco deputados a países da Europa. (Foto: Diógenes Santos)

Anterior
Anterior

Geraldo e André visitam Sete Quedas nesta quinta-feira

Próximo
Próximo

O sofrimento e a luta dos familiares de dependentes