Deputado destaca trabalho da UEMS no combate às drogas

Deputado disse que vai prestar total apoio a todas as iniciativas que objetivem enfrentar esse grave problema

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) elogiou a atuação da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), pelo interesse demonstrado em atuar no combate ao uso de drogas ilícitas. O parlamentar fez menção especial ao fato da entidade ter assinado, essa semana, convênio com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, no qual receberá recursos federais para capacitar profissionais que de alguma forma atuam no setor.

A participação da UEMS nessa tarefa foi oficializada a partir da presença do reitor Gilberto Arruda e da professora Jussara Martins Cerveira de Oliveira, na cerimônia de implantação dos Centros Regionais de Referência para Formação Permanente no âmbito do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, quinta-feira (17) em Brasília.

Além de participar do evento, Arruda assinou um convênio com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, por meio do qual a UEMS vai receber investimento inicial de cerca de R$ 260 mil. Pelo convênio, a Universidade atenderá a 34 municípios da macrorregião de Dourados, preparando e capacitando os profissionais que já atuam nessa área.

De acordo com a UEMS, serão ofertados até dezembro de 2011 cinco cursos de capacitação de agentes que atuarão no combate ao uso de drogas ilícitas. “Cada curso tem público-alvo específico e carga horária própria. As aulas acontecerão nas noites de sexta e aos sábados pela manhã e tarde, uma vez por mês. A previsão é de que em março as atividades didáticas já se iniciem”, explica matéria da UEMS.

Ainda de acordo com o site da UEMS “ministrarão os cursos professores da UEMS, além de profissionais como hebiatras, psiquiatras, delegados e promotores. Os alunos que participarem da capacitação terão certificação oferecida pelo Ministério da Justiça e UEMS”.

Apoio

O deputado Geraldo Resende disse que vai prestar todo o apoio necessário à UEMS e outras instituições que atuarem no combate ao uso de drogas, em especial ao crack. “Um dos enfrentamentos que vou reforçar nesse novo mandato é esse: o combate às drogas”, salienta. O parlamentar também elogiou o Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado no ano passado pelo governo federal.

Segundo o deputado “é extremamente oportuno e necessário esse enfrentamento, e a disposição do governo em envolver instituições como a Polícia Federal para o combate ao crime organizado, tráfico de drogas e fortalecimento das fronteiras”.


Anterior
Anterior

Geraldo cobra do Ministério do Turismo recursos para obras

Próximo
Próximo

Deputado quer revogação de decreto que prejudica taxistas