Bancada cobra de Ideli indicação de diretor da Sudeco
Leia na íntegra matéria publicada hoje 03/08 no Jornal "Correio do Estado"
A bancada federal do Estado cobrou, na tarde de ontem, do Palácio do Planalto a indicação dos diretores da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Cento-Oeste) para “desbloquear” mil processos de investimentos na Região, bem como a inclusão da Rodovia Sul-Fronteira – MS-165, entre Ponta Porã e Sete Quedas – no PAC (Programa de Aceleramento do Crescimento).
O grupo também solicitou à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, a liberação dos restos a pagar dos orçamentos da União de 2007 a 2009, que também estão parados e o Estado pode perdê-los por causa do reduzido prazo para utilizá-los. O prazo da prorrogação dos restos a pagar de 2009 termina no dia 30 de setembro.
Segundo o coordenador da bancada, deputado federal Geraldo Resende (PMDB), no dia 22 deste mês a Caixa Econômica Federal deve apresentar um relatório com todos “os convênios parados, mas a instituição informou que Mato Grosso do Sul é o que menos vai perder percentualmente com restos a pagar por causa do elevado número de convênios processados”.
Além destes recursos, a bancada cobrou a indicação dos diretores da Sudeco. Pelo acordo entre os parlamentares do Centro-Oeste e os governadores ficou definido que a Diretor de Projetos e Convênios vai ficar com Mato Grosso do Sul. “Indicamos o engenheiro Leonardo de Paula”, destacou Resende, explicando que as outras duas diretorias da Sudeco serão ocupadas por um indicado de cada estado (Goiás, Mato Grosso) e que o superintendente Marcelo Dourado foi indicação do Distrito Federal.
“Sem estas indicações, cerca de mil projetos estão parados. Além dos diretores, também não foram nomeados os procuradores, os engenheiros e outros funcionários que analisam os processos. Esta demora causa vários prejuízos, principalmente na execução das obras”, enfatizou Resende.
É para evitar prejuízos e melhorar a fiscalização na fronteira, que o grupo pediu a inclusão da Rodovia Sul Fronteira no PAC. O custo total da obra é estimado em R$ 340 milhões para pavimentar 227 quilômetros da estrada. “A inclusão da Sul-Fronteira no PAC é a garantia que a obra vai ser executada sem ficar dependendo de emendas ao orçamento da União”, destacou o deputado Edson Giroto (PR).