Audiência indica cursos do Instituto Federal de Naviraí

13/11/2012 10h06

Audiência pública realizada em Naviraí no último dia 7 indicou os cursos que poderão ser oferecidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). São eles: Técnico em Açúcar e Álcool, Técnico em Informática e Técnico em Edificações. As propostas ainda serão analisadas e a escolha depende de fatores como o estudo das características socioeconômicas e potencialidades da região e análise de viabilidade técnica. O funcionamento do campus deve ocorrer já no princípio de 2014, conforme cronograma definido entre a Prefeitura.

Para o deputado federal Geraldo Resende (PMDB), que apresentou em 2009 o Projeto de lei da criação do Campus, a cidade de Naviraí apresenta um potencial elevado de desenvolvimento através da atração de industrias, agropecuária e serviços. Neste sentido ele acredita ser urgente a qualificação de mão-de-obra para atender as atuais e futuras demandas de empregos ofertadas pelos polos industriais.

Durante audiência, a coordenadora política Sandra Lima, destacou a importância da qualificação profissional para os jovens. Representando Geraldo Resende no evento, ela enfatizou a oportunidade de emprego e renda principalmente para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica. “Todos nós vemos todos os dias que grande parcela dos estudantes que terminam o ensino médio não conseguem chegar a uma faculdade porque precisam trabalhar e garantir o sustento da família. Os cursos técnicos são uma opção a mais de qualificação profissional. Já no ensino médio os alunos são preparados para serem inseridos no mercado de trabalho, sendo valorizados em suas funções”, destaca.

Além de apresentar em julho de 2009 o PL que cria um campus do IFMS em Naviraí, Geraldo também foi autor das emendas 1, 2, 3, 9 e 10 ao Projeto de Lei 7.268 do ano de 2006, que dispõem sobre a criação de escolas técnicas e agrotécnicas federais em Dourados e Rio Brilhante “Sempre levantei a bandeira da educação e considero esses cursos o caminho mais rápido para a conquista de emprego e para a geração de renda”, finaliza.

O Câmpus Naviraí será construído ao lado do prédio da Universidade Federal, em área de aproximadamente 70 mil metros quadrados. A expectativa é que as obras comecem no ano que vem. Ainda não há previsão para o início das atividades de ensino, que só podem ocorrer após a liberação de vagas pelo Ministério da Educação e a realização de concurso público para novos servidores.


Audiência em Naviraí aponta cursos do Instituto Federal.

Anterior
Anterior

Aral Moreira e Miranda recebem recursos para Unidade Odontológica Móvel

Próximo
Próximo

10.000 Conectados!