Aral Moreira e Miranda recebem recursos para Unidade Odontológica Móvel
Os municípios já haviam recebido os veículos, assim como Juti e Nioaque. Ao todo, 16 Estados foram contemplados com 103 Unidades na época
O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (12), a portaria 2.563, que habilita os municípios de Aral Moreira e Miranda a receberem recursos para o funcionamento de uma Unidade Odontológica Móvel (UOM) para cada cidade. A ação foi viabilizada pelo deputado Geraldo Resende (PMDB).
Os municípios receberão anualmente o valor de R$ 56.160,00 para o custeio das UOM. O financiamento da atividade da unidade estava prevista no Programa ‘Brasil Sorridente’, criado em 2003, por meio da Política Nacional de Saúde Bucal. No começo do mês de dezembro do ano passado, o deputado Geraldo Resende anunciou a seleção dos municípios contemplados.
O objetivo das unidades móveis é atender a zona rural e os locais de difícil acesso, como comunidades quilombolas e assentamentos. “A saúde começa pela boca. O tratamento odontológico garante mais dignidade para a população”, afirmou o parlamentar que também é médico.
Cada veículo tem capacidade para realizar até 350 atendimentos mensais. As equipes de Saúde Bucal, compostas por cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal farão os atendimentos nas unidades. Os casos que precisarem de tratamento mais complexo serão encaminhados para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s).
“Com essa política, queremos melhorar os índices de saúde bucal, que são muito ruins no País. São mais de 40 milhões de pessoas sem acesso aos tratamentos dentários, entre os jovens, mas de 90% já perdeu, pelo menos um dente por conta da falta de tratamento adequado. Com essas unidades vamos aproximar as pessoas dos odontólogos”, finalizou.