Perimetral Norte está com mais de 6 km pavimentados

A “Perimetral Norte” que está sendo construída em Dourados já está com quase sete quilômetros pavimentados. O anel viário, denominado de “Perimetral Norte”, justamente por atravessar toda a região Norte da cidade, segue com as construções em ritmo bastante acelerado, com a empreiteira Equipe Engenharia Ltda., mantendo três frentes de trabalho, ininterruptamente.

Uma equipe está atuando a partir da BR-463, onde já executou 5,4 km de pavimentação. Outro grupo de homens e máquinas está nas proximidades da Avenida Guaicurus, onde mais 1,2 km já foi pavimentado. A terceira equipe está atuando na implantação de aterros, nas proximidades das aldeias Jaguapiru – Bororó.

Esta é uma das obras emblemáticas que o Governo do Estado está construindo em Dourados, em atendimento aos insistentes pedidos das lideranças da cidade e do Comitê “Pró Perimetral Norte” que chegou a ser formado com o objetivo de convencer o governador sobre a importância do empreendimento.

No total, serão 25,243 quilômetros de uma nova estrada, que ligará a BR-463 (no trevo de acesso a Laguna Carapã), passando pelas avenidas, Guaicurus (MS-162), e altos da Presidente Vargas (MS-156), até BR-163 (no trevo de acesso a Fátima do Sul).

O compromisso de construir a Perimetral Norte foi assumido pelo governador André Puccinelli, em novembro 2008, em atendimento aos insistentes pedidos do deputado Geraldo Resende. A confirmação dos investimentos aconteceu quando a verba foi inserida no planejamento MS Forte - Ações para o Desenvolvimento, lançado em 2 de outubro do ano passado, em Campo Grande. O anúncio da construção da Perimetral Norte, em Dourados, aconteceu no dia 9 de abril deste ano, durante ato público nas proximidades do trevo de Laguna Carapã, às margens da BR-463. As obras vão consumir investimentos de aproximadamente R$ 29.497.949,99 milhões de recursos próprios do Estado.

A Agesul – Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos, informa que o novo contorno viário está ganhando uma pista pavimentada de 9 metros de largura, sendo 3,5 metros de faixa de rolamento em cada sentido e mais 1,0 metro de acostamento de cada lado. Para garantir ainda mais segurança no tráfego, o acostamento vai ser nivelado com as outras faixas.

Ao falar de tão importantíssima conquista, o deputado federal, Geraldo Resende, destaca que essa era uma obra que estava no imaginário do douradense há muitos anos e que hoje está se tornando realidade. “Essa é uma luta particular do meu mandato, desde antes de chegar ao Congresso Nacional, quando eu ainda era deputado estadual. Ao chegar em Brasília, em 2004, finalmente, consegui assegurar os primeiros R$ 500 mil, que permitiram asfaltar o acesso ao futuro trajeto”, recorda o parlamentar.

“Aliás, a conquista da implantação da Perimetral Norte é de toda a sociedade douradense, que acreditou, confiou, e apoiou nossa luta. E foi esta mesma união, despojada de cores partidárias, que foi suficiente para convencer o governador sobre a importância desta obra para a melhoria do trânsito da cidade”, pontua Geraldo Resende.

Ele destacou que a Perimetral Norte vai tirar o tráfego pesado de caminhões que hoje transitam por várias ruas e estrangulam o trânsito, na área central da cidade, provocando um colapso, principalmente nos horários de pico. “Significa que teremos uma nova rodovia municipal que garantirá o melhor fluxo dos caminhões. Por outro lado, a recuperação da malha asfáltica que está sendo feita pelo Governo do Estado nas principais avenidas de Dourados terá mais tempo de vida útil. Enfim, a Perimetral Norte representa mais segurança para o trânsito da cidade, menos risco de acidentes, e menos mortes no trânsito. Portanto, é uma obra extraordinária que a população douradense merece há muito e, por isso, comemoramos sua execução”, concluiu Geraldo Resende.


Construção da Perimetral Norte segue em ritmo acelerado na região Noroeste de Dourados. (Fotos: Ronney Minella)



Anterior
Anterior

Geraldo vai a SEOP para tratar sobre aeroporto de Dourados

Próximo
Próximo

Saúde bucal: Comissão aprova relatório de Geraldo Resende