Governo Federal abre sistema para cadastramento de pavimentação de vias urbanas
Os recursos estão previstos no PAC2. Todas as prefeituras do Estado podem cadastrar propostas
O Ministério das Cidades disponibilizou sistema, no dia 20 de junho, por meio da Portaria nº721, para o cadastramento de propostas referentes a asfaltamento, recapeamento e drenagem, como também de infraestrutura subterrânea nos municípios. As administrações de cidades com mais de 150 mil habitantes podem apresentar três projetos com valor de R$ 3 milhões cada, as outras cidades podem apresentar dois projetos de igual valor.
Os recursos vão possibilitar a implantação de asfalto em vias já existentes, recapeamentos, sistema de drenagem de águas pluviais, redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, passeios com acessibilidade, sistema cicloviário, medidas de moderação de tráfego e elementos de sinalização e acessibilidade. Os projetos podem ser cadastrados até o dia 31 de julho.
Para o deputado Geraldo Resende (PMDB), “esta é uma importante ação do Governo Federal. O nosso papel é informar todos os município da possibilidade desses recursos, solicitar o cadastramento das propostas, como já fiz. Agora, cabem as administrações municipais o cadastramento no portal do Ministério das Cidades e o envio da cópia do projeto ao nosso gabinete”, explicou.O parlamentar garantiu o seu empenho particular para a efetivação dos pleitos. “A seleção desses processos é sempre técnica, mas a gestão política e o acompanhamento dos trâmites burocráticos serão realizados por minha equipe em Brasília. São valores que causam um grande impacto em qualquer administração”, afirmou.
“Tanto a pavimentação asfáltica, como as obras de ligação de água e esgoto são muito importantes para a população. Em bairros asfaltados e com infraestrutura, além da valorização imobiliária e do fomento ao comércio local, os índices de saúde melhoram muito”, finalizou Geraldo que também é médico.