Academias da Saúde entram em fase de licitação
As duas academias da saúde viabilizadas para Dourados através de atuação do deputado Geraldo Resende, ingressaram em fase de licitação. O início do processo está previsto para o próximo dia 15, conforme Diário Oficial do Município de Dourados. Se tudo ocorrer sem entraves burocráticos, a empresa responsável pelas obras poderá ser contratada em cerca de 90 dias. As academias da saúde serão implantadas nos parques Antenor Martins e Primo Fioravante.
Médico de carreira, Geraldo Resende anuncia que o objetivo principal da construção das unidades é a promoção da saúde da população. Além de receber orientações sobre atividades físicas, de segurança e de educação alimentar e nutricional, a população praticará ginástica, capoeira, dança, jogos esportivos, atividades artísticas como teatro, música, pintura e artesanato. Os exercícios serão orientados por profissionais capacitados. “As academias vão ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde; ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modo de vida mais saudáveis, aumentar o nível de atividade física da população, estimular hábitos alimentares saudáveis, entre outros”, destaca.
Segundo ele, diz que a atividade física é de fundamental importância para a saúde e bem estar de qualquer ser humano. Preocupado com a qualidade de vida da população, ele alerta que Dourados corre sérios riscos de sofrer um “surto” de pacientes com diabetes, infartos, derrames, entre outras doenças cardiovasculares, se práticas para dar ponto final ao sedentarismo não forem tomadas com urgência.
De acordo com o parlamentar, além das duas academias de saúde já garantidas via recursos federais, a cidade de Dourados tem previsão de receber mais 8. Para estas novas academias o deputado Geraldo destinou R$ 800 mil no orçamento Geral da União de 2012. Estes valores devem ser empenhados (garantia de pagamento por parte do governo federal) ainda este ano.