Mais SAMU para MS

Mais SAMU para MS

Geraldo Resende

Participei, na semana passada, de reuniões e audiências no Ministério da Saúde, em Brasília, para tratar os detalhes das ações que o Governo vai implementar para regionalizar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) em Mato Grosso do Sul.

O resultado dessas e de articulações anteriores é que catorze municípios de Mato Grosso do Sul serão beneficiados, nos próximos meses, com ambulâncias de suporte básico do SAMU. São eles: Coxim, Paranaíba, Ponta Porã, Aquidauaua, Mundo Novo, Nova Andradina e Navirai. Já as cidades de Corumbá e Ladário vão compartilhar duas ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado, que tem mais equipamentos.

No Ministério da Saúde, estive com Clésio de Melo, coordenador Geral de Urgência e Emergência o qual garantiu a renovação da frota da capital com a chegada de quatro novas ambulâncias de suporte básico. Daí, aproveitei o encontro para solicitar o envio de uma ambulância de suporte avançado também para Dourados.

Na reunião com Clésio de Melo definimos que nos próximos dias, um representante da Coordenação de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde estará em Campo Grande, tratando com técnicos da Secretaria de Estado de Saúde da expansão do serviço para todo o Estado. Quando esta etapa do processo estiver concluída, o atendimento alcançará uma cobertura de quase 70% da população de Mato Grosso do Sul, que hoje é de apenas 47%.

Nessa visita também serão definidos os prazos para que o serviço “SAMU 192” comece a funcionar nos municípios que vão receber as novas ambulâncias. Por isso, avalio que a reunião com Clésio de Melo foi muito boa, pois confirmou algumas das demandas que nos foram encaminhadas e que vão refletir em significativas melhoras nas estruturas do SAMU em Mato Grosso do Sul.

Outro serviço que será prestado e aumentará a qualidade do atendimento móvel de urgência e emergência é o aéreo médico, com equipamentos instalados em helicópteros para o socorro de vítimas. Trata-se de uma estrutura que havia apenas nos planos particulares de saúde e agora está sendo incorporada à saúde pública.

São informações que certamente vão trazer mais tranqüilidade à população e que significam melhoria no atendimento de emergência no interior e na capital. É algo tão significativo que eu fiz questão de confirmar a minha presença na solenidade de entrega das novas viaturas de suporte básico, que vai acontecer entre os dias 15 e 18 deste mês em Tatuí, São Paulo, e que contará com a presença, também, do ministro da Saúde, José Gomes Temporão e do presidente Lula.

Médico e deputado federal PMDB-MS


Anterior
Anterior

Mateus recebe Geraldo em Caarapó - 19/03/2010

Próximo
Próximo

A mulher e os avanços sociais