BR 463: quando a parceria dá certo
BR 463: quando a parceria dá certo
Geraldo Resende
Durante muito tempo nos acostumamos a ouvir os administradores defenderem em seus planos de governo a prioridade da integração através das rodovias. Pois em Mato Grosso do Sul, sem fazer alarde, eu posso garantir que essa meta está sendo plenamente atingida, num exemplo claro de parceria entre o governo André Puccinelli e o Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento.
Digo isso com base em dados reais. No último dia 12, por exemplo, o governador participou da solenidade de lançamento da obra de recuperação da BR 463. O DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) coordena as obras de restauração da rodovia, no trecho de 112 quilômetros entre Dourados e Ponta Porã.
Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 50 milhões para execução dos serviços de revitalização, conservação e recuperação da estrada. Os recursos são do Ministério dos Transportes. Desse montante, só no Orçamento Geral da União para 2010, estão garantidos mais de R$ 35 milhões sendo que parte deste recurso é resultado da sugestão apresentada pelo meu colega de partido, deputado Marçal Filho, acatada pela bancada através de apresentação de emenda.
Sinto-me em parte responsável por mais essa conquista, na medida em que desde o início de 2008 tenho trabalhado junto ao Governo do Estado e ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT, pela refederalização da BR 463, tendo apresentado inclusive uma indicação do Governo Federal onde sugiro a permissão de investimentos federais em rodovias estadualizadas. Com a aprovação da Medida Provisória 452, que autoriza o DNIT a executar obras nas rodovias transferidas a entes da Federação, isso se tornou possível.
No Projeto de Lei orçamentária para 2009 (PLOA/2009), onde estavam previstos investimentos de R$ 294 mil, a bancada de Mato Grosso do Sul atuou com o Governo do Estado e o DNIT, alcançando créditos adicionais de R$ 14 milhões o que possibilitou a licitação e o início das obras.
São obras fundamentais para o desenvolvimento de toda a região Conesul do Estado. O fato de ser uma rodovia que dá acesso a Ponta Porã e ao vizinho país, o Paraguai, faz da BR-463 uma via estratégica. Em dias normais, essa rodovia recebe o fluxo de até três mil veículos, número que salta para até cinco mil nos feriados prolongados e finais de semana, quando turistas de todo o Brasil usam a rodovia para se deslocarem ao Paraguai.
Esse projeto de recuperação da rodovia vai possibilitar, ainda, a diminuição do número de acidentes, principalmente na entrada de Dourados e nas proximidades das pequenas comunidades instaladas naquela região. É uma reivindicação que a comunidade nos fez há mais de três anos. Pela sua importância, essa rodovia tem um tráfego muito grande e já merecia um trabalho de revitalização e melhorias como o alargamento de seu leito e implantação de acostamentos e sinalização.
Todo o esforço que fizemos para obter essa obra justifica a gratidão da população de Dourados e região ao excelente trabalho que vem sendo feito, em absoluta sintonia entre a Bancada de Mato Grosso do Sul, o Governo Federal, através do DNIT e o governo do Estado.
Médico e deputado federal PMDB-MS