A Integração Necessária

A Integração Necessária

Geraldo Resende

O sonho da integração sempre foi uma das grandes bandeiras dos políticos brasileiros, principalmente aqueles que atuam em regiões mais distantes, mais isoladas e mais carentes da presença do Estado.

Aqui em Mato Grosso do Sul a região que faz fronteira com o Paraguai - país vizinho, com quem temos muito mais do que uma relação de proximidade geográfica, temos uma identidade comum que se reforça nos hábitos, na cultura e até na alimentação – temos também o imenso desafio de promover o crescimento e levar o desenvolvimento.

É de amplo conhecimento que nesta região de fronteira que abrange pelo menos 15 municípios, registra um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano de nosso Estado e um dos mais baixos do país.

Pois esse projeto que o governador André Puccinelli começa a por em prática e que vai resultar, daqui a dois anos, em uma rodovia de mais de 300 km de extensão, é muito mais do que uma obra física. Ele representa a possibilidade real de integrar as comunidades que vivem à margem dessa faixa e permitir que o desenvolvimento aconteça de fato.

Sinto-me particularmente envaidecido de ter participado do movimento que garantiu a realização desse sonho. A integração, neste caso, não é uma simples questão de retórica. Ela é fruto de um esforço coletivo, de parlamentares, de lideranças e de todos que acreditam ser esse um desafio transformador.

A nossa parte aqui no Congresso, está sendo feita. Já garantimos mais de R$ 25 milhões, fruto de duas emendas de bancada e já temos outros R$ 30 milhões previstos para o Orçamento Geral da União de 2009.

É assim que eu vejo sentido no trabalho parlamentar. Promovendo o desenvolvimento e realizando a integração necessária para garantir uma vida melhor à nossa população.

Médico e deputado federal PMDB-MS


Anterior
Anterior

Novo cartão postal para Dourados

Próximo
Próximo

Fundação Estatal: inovar é preciso