Geraldo Resende garante seis Unidades Odontológicas Móveis para o MS, via Programa do Ministério da Saúde

Unidades Móveis que irão atender moradores de seis cidades do Estado (Foto: Igor Evangelista/MS)

Foram contemplados os municípios de Antônio João, Aquidauana, Caarapó, Corumbá, Ribas do Rio Pardo e Porto Murtinho.

Seis municípios de Mato Grosso do Sul foram beneficiados com UOM (Unidades Odontológicas Móveis), conquistadas pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) junto ao Ministério da Saúde, por meio do Novo PAC Saúde. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (21), data em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou a entrega de 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOM) em Sorocaba (SP) a 400 municípios do País, atendendo aproximadamente uma população de 1,4 milhão de pessoas.

No Estado, os municípios contemplados são: Antônio João, Aquidauana, Caarapó, Corumbá, Ribas do Rio Pardo e Porto Murtinho. Cada veículo teve um investimento de R$ 513.625,00, totalizando R$ 3.081.750,00 em saúde bucal para a população sul-mato-grossense.

O deputado Geraldo Resende destaca que as Unidades Odontológicas Móveis representam um avanço importante na saúde pública de Mato Grosso do Sul. “Esses veículos garantem que comunidades rurais, assentamentos e aldeias indígenas tenham acesso a atendimento odontológico de qualidade. É uma vitória para os municípios, que poderão oferecer mais dignidade e cuidado à população, especialmente em regiões de difícil acesso”, afirmou.

As UOMs funcionam como uma extensão das Unidades Básicas de Saúde e são equipadas com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador e demais equipamentos necessários para a oferta de atendimentos com qualidade. Elas possibilitam desde procedimentos da atenção primária até, conforme a organização local, ações especializadas, como tratamento endodôntico e oferta de próteses dentárias.

Municípios beneficiados

·         Antônio João: a unidade atenderá famílias em assentamentos, no distrito de Campestre, e em aldeias indígenas como Ñanderu Marangatu, além de acampamentos vizinhos que somam cerca de 1.500 pessoas. O município possui 187 propriedades rurais distribuídas em 87,8 mil hectares.

·         Aquidauana: a UOM atenderá cerca de 20 mil pessoas do Pantanal e de diversas aldeias indígenas, incluindo Taunay, Colônia Nova, Água Branca, Ipegue, Bananal, Lagoinha, Morrinho, Imbirussu, Limão Verde, Córrego Seco e Burutizinho.

·         Caarapó: a unidade vai reforçar o atendimento odontológico em áreas rurais e comunidades indígenas do município.

·         Corumbá: a UOM será utilizada para ampliar a assistência em saúde bucal na região, alcançando populações em áreas de difícil acesso.

·         Porto Murtinho: a unidade apoiará ações de promoção, prevenção e atendimento básico à saúde bucal da população rural em localidades isoladas.

·         Ribas do Rio Pardo: a UOM atenderá população de rua, trabalhadores em alojamentos das zonas rurais e também dará suporte para reduzir a demanda reprimida das Equipes de Saúde da Família (ESF).

Funcionamento e equipes
As Unidades Odontológicas Móveis integram o programa Brasil Sorridente e contam com equipes de Saúde Bucal (eSB) formadas por cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal. Sempre que necessário, os pacientes poderão ser encaminhados para serviços especializados, como Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e Serviços de Especialidades em Saúde Bucal (SESB). A frota tem previsão de renovação a cada cinco anos, garantindo segurança e continuidade no atendimento.

 

Anterior
Anterior

Teste de Imagens - Paulo Lobo

Próximo
Próximo

Ministério da Saúde prorroga prazo para Campo Grande e Dourados não perderem novos Centros de Apoio Psicossocial