Geraldo Resende apresenta projeto para dar nome do ex-prefeito Heitor Miranda à ponte da rota bioceânica

Geraldo Resende apresenta projeto para dar nome do ex-prefeito Heitor Miranda à ponte da rota bioceânica

O parlamentar quer homenagear um dos grandes entusiastas da ligação rodoviária continental que vai facilitar as exportações brasileiras

O deputado Geraldo Resende (PSDB-MS) apresentou nesta quarta-feira (01), na Câmara dos Deputados, o projeto de lei (PL) 780 de 2023, que denomina como Ponte Heitor Miranda dos Santos o trecho brasileiro da ponte sobre o Rio Paraguai, entre os municípios de Porto Murtinho, do lado brasileiro e Carmelo Peralta, do lado paraguaio. A ponte tem previsão de estar concluída em 2024 e está sendo construída por um consórcio binacional de construtores. A travessia concretiza um sonho de décadas: a ligação rodoviária entre o oceano Atlântico, partindo do porto de Santos, indo até o oceano Pacífico, no Chile. A edificação vai tornar Porto Murtinho o centro econômico da Rota Bioceânica e Mato Grosso do Sul em um hub logístico da América Latina.

A proposição tem como objetivo dar o nome do ex-prefeito de Porto Murtinho, nascido na cidade, à ponte. Doutor Heitor Miranda, que antes da carreira política atuou como promotor de Justiça e como membro do Ministério Público, atuou também nas cidades de Coxim, Amambai, Corumbá, Aquidauana e Campo Grande. Em 1991, Heitor Miranda dos Santos se tornou Procurador de Justiça e se aposentou em 2013. No Poder Executivo Estadual foi secretário de Trabalho e secretário adjunto de Justiça. Foi prefeito de sua cidade natal entre os anos de 2013 e 2016. Heitor Miranda faleceu no dia 23 de novembro do ano passado aos 69 anos. 

“Heitor Miranda era um homem correto, honesto e desde 1980 já defendia a construção de uma rota bioceânica para facilitar a exportação de nossa rica produção. Ele era um homem visionário, que enxergava nesta obra de infraestrutura um instrumento de melhoria da qualidade de vida da população por meio do desenvolvimento e da integração cultural. A rota bioceânica é um sonho do doutor Heitor e de toda a população de Mato Grosso do Sul”, disse Resende. 

A Rota Bioceânica vai encurtar em 8 mil quilômetros a distância percorrida pelos produtos brasileiros rumo ao mercado asiático, integrando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A ordem de serviço da ponte, que será implantada no km 1000 da Hidrovia do Paraguai e distante 7 km pelo rio ao norte de Porto Murtinho, foi dada no dia 13 de dezembro de 2021 pelo presidente paraguaio Mario Abdo Benitez, em ato na fronteira. 

O Centro-Oeste exporta 68% de sua produção aos países asiáticos e a rota vai encurtar distâncias e reduzir o custo do frete em até 35%. O comprimento da ponte foi redimensionado para 1.310 metros e terá largura de 20,10 metros e quatro pistas, com capacidade para absorver o fluxo esperado de movimentação diuturna de cargas e tráfego de veículos bitrem. Nas laterais, serão construídas passagem de pedestres e uma ciclovia. 

O projeto de lei será distribuído para as Comissões da Câmara dos Deputados.

Anterior
Anterior

Geraldo Resende articula criação da Frente Parlamentar em Defesa das Vacinas

Próximo
Próximo

Avançam obras de ampliação do Hospital da Fundação Hospitalar de Costa Rica