Farmacêuticos se reúnem com Geraldo Resende para ampliação do Farmácia Clínica no SUS
Para aproximar o mandato humanizado das profissões na área da saúde, o deputado federal Geraldo Resende esteve no Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS) para reunião de trabalho com diretores, conselheiros, membros de grupos técnicos e colaboradores da autarquia federal.
O deputado foi recebido em tom de agradecimento pelo amplo apoio prestado a classe farmacêutica em sua atuação no Câmara Federal, em Brasília, onde os conselhos regional e federal de farmácia já percorreram os gabinetes para pedir apoio aos projetos de lei e o gabinete do Geraldo Resende recebeu representantes da profissão que atuam em MS.
“Foi uma visita com sentimento de reunião que aproxima o meu trabalho dos farmacêuticos, essa classe tão essencial para a saúde das pessoas. Sempre me coloquei a disposição para trabalhar pela valorização desses profissionais e tenho a certeza que podemos avançar nos projetos”, afirma Geraldo Resende.
A presidente do CRF-MS, Daniely Proença dos Santos, destacou a importância da profissão ter deputados que abraçam as causas da saúde. “Sempre que precisamos o parlamentar nos atendeu e por ter formação também na área da saúde reconhece o quanto os farmacêuticos fazem a diferença na vida das pessoas. Vamos estreitar mais o contato e desenvolver novas frentes de trabalho”.
Um dos pontos discutidos na reunião foi o levantamento que o CRF-MS fará para implantar e ampliar o projeto de farmácia clínica no SUS, nas unidades de saúde em todo o Estado. O deputado pediu mais informações de como funciona, como está a legislação vigente e onde os farmacêuticos se enquadram dentro das políticas públicas existentes atualmente, de modo que organize sua equipe de gabinete em MS e em Brasília para avaliar a melhor forma de construir e colocar em prática esse projeto em todos os municípios.
Os presentes explicaram que sempre que a adesão ao tratamento com medicamentos é grande, os reflexos na saúde fazem a diferença, tanto na qualidade de vida das pessoas quanto na redução do custeio com a aquisição de medicamentos e outras despesas na saúde. Durante a reunião, Geraldo Resende foi convidado para ser o representante do “Farmácia Clínica no SUS”, em Mato Grosso do Sul.
Outros projetos estão avançando na saúde, mais especificamente na estrutura das unidades de saúde e no atendimento médico da população, como o telemedicina. A preocupação do Conselho de Farmácia é fazer com que os farmacêuticos estejam mais próximos da população e isso se faz sensibilizando os gestores e implantando novos projetos que aumentem as vagas de trabalho, a valorização funcional e salarial. “Precisamos do apoio do deputado Geraldo Resende para reunir os prefeitos, secretários de saúde, gestores de unidades e os demais legisladores para quem sabe, alterar a legislação e ampliar nossa atuação, principalmente nas questões de valorização. Temos a plena certeza que a população será melhor atendida com a assistência farmacêutica que temos a capacidade de oferecer”, disse a presidente do Conselho Regional de Farmácia, Daniely Proença.
Outra pauta tratada na reunião foi uma possível articulação para abrir um novo curso de Farmácia na universidade estadual em cidade do interior de MS. O deputado solicitou mais informações técnicas para avaliar a ideia. Sempre que há demanda de mercado e mobilização da classe, projetos como esses avançam pelo bem da população.
Participaram da reunião juntamente com o deputado Geraldo Resende e a presidente do CRF-MS, Daniely Proença, os conselheiros regionais de farmácia Renata Rocha, Mariliana Santos e Flávio Shinzato, farmacêutica Fiscal Nathalia Roriz, assessor de Gestão Douglas Duarte, membro do grupo técnico de trabalho em Tecnologia e Inovação Poliana Welfer e a membro do grupo técnico de trabalho Parlamentar Angela Cristina Castro Lopes.