Sob gestão da APAE, CER/Dourados seráinaugurado no próximo dia 18 de outubro

Fachada do CER, construído nas imediações do Bairro Terra Roxa, em Dourados // Fotos de Ricardo Minella

O Centro Especializado em Reabilitação – CER/Dourados, será inaugurado oficialmente no próximo dia 18 de outubro, com a oferta de atendimentos para pessoas com deficiência nas modalidades física e visual, sendo referência para toda microrregião de Dourados.

A ativação, no entanto, acontecerá antes, no dia 15 de outubro, já com a oferta de serviços ao público. A unidade será administrada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Dourados, vencedora da licitação realizada pela Prefeitura.

Segundo Juliana Medeiros, gerente da Rede da Pessoa com Deficiência da SES (Secretaria Estadual de Saúde) o custeio, inicialmente, será bipartite (parte do Estado e parte do Município), uma vez que o serviço será municipal até que a unidade seja habilitada pelo Ministério da Saúde, no novo Programa “Viver sem Limites”. A partir daí, passará a receber, também, recursos federais.

Além da oferta dos serviços nas modalidades física e visual, há a perspectiva de o CER/Dourados incorporar, nos próximos meses, atendimento na área auditiva, dependendo, porém, de novos investimentos na ampliação do prédio atual e na compra de equipamentos específicos. Inicialmente o CER/APAE de Dourados vai atender 350 pessoas.

Serviços

Marcelo Vardasca, presidente da APAE/Dourados está bastante otimista com a nova realidade na atuação da entidade. “Temos a vocação para prestação de um trabalho voluntário, sem fins lucrativos, oferecendo educação especial e atendimento a pessoas com vários tipos de deficiência. Agregar a estrutura do CER aos serviços que já prestamos é uma alegria para nós”, assinalou.

Para prestar o atendimento preconizado pelo programa “Viver sem Limites”, a APAE de Dourados realizou processo seletivo para a contratação de profissionais como fisioterapeuta, enfermeiro, fonoaudiólogo, assistente social, nutricionista, ortopedista, oftalmologista, psicólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional, técnico em orientação, entre outros, como auxiliar administrativo, coordenador, motorista, secretaria administrativa e serviços gerais.

História

O CER - Especializado em Reabilitação foi construído nas proximidades do Bairro Terra Roxa, em Dourados, por meio de uma parceria do deputado federal Geraldo Resende e do Município, em 2012, junto ao Programa “Viver sem Limites”, do Ministério da Saúde.

A Prefeitura, na época, doou o terreno e o parlamentar viabilizou recursos federais da ordem de R$ 2,5 milhões. Posteriormente, em 2017, Geraldo Resende fez novas articulações no Ministério da Saúde e conseguiu mais R$ 1 milhão para a compra dos equipamentos.

 “Estamos muito felizes por essa ação, que conquistamos em parceria com o Município, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Fundação Alecrim, que nos trouxeram a demanda, já naquela época, que prontamente assumimos e conquistamos em Brasília. O objetivo é que a clientela de Dourados e região não tenha mais que se deslocar até Campo Grande para terem o atendimento de que tanto precisam”, afirma Geraldo Resende.

Reunião que aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde, na semana passada, contou com representantes do Município, APAE/Dourados e da Secretaria Estadual de Saúde

Anterior
Anterior

Deputado Federal Geraldo Resende entrega as chaves de um novo ônibus escolar para transportar estudantes da zona rural de Sonora

Próximo
Próximo

Obras da 2ª etapa do Hospital da Mulher e da Criança começam nos próximos dias