Região da Grande Dourados recebe moderno Centro de Apoio a Autistas

Famílias de autistas residentes em Dourados e região têm, desde o dia 30 de agosto um novo espaço para tratamento e atendimento às pessoas que apresentam a síndrome do autismo. A nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Autistas, entregue na data em Dourados foi projetada para dar atendimento de qualidade aos usuários de toda a região.

A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, prefeito Alan Guedes, deputados estaduais, vereadores entre outras autoridades, além de diretores da Associação dos Autistas da Grande Dourados (AAGD) e familiares de autistas.

Solenidade de inauguração da nova sede da AAGD, no último dia 30 de agosto, em Dourados

 

A obra foi construída no Bairro Jardim Canaã III, com recursos de R$ 1 milhão repassados pelo governo do Estado, provenientes de emenda do atual secretário estadual de Saúde Geraldo Resende ainda quando exercia o mandato de deputado federal, em 2018.

Além da sede, a entidade recebeu também equipamentos, com recursos repassados pelo governo do Estado no valor de R$ 90 mil, ainda em 2020 que possibilitaram a aquisição de todo o mobiliário e materiais necessários.

Falando na oportunidade, o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende disse da satisfação em ter trabalhado pela causa dos autistas. "Ter a oportunidade de apoiar esse tipo de trabalho é muito especial e gratificante. É o tipo de ação que muda o mundo para melhor e que toca no coração de todos", diz Geraldo Resende. "Nós garantimos, com apoio do governo do Estado, a construção e os recursos para os equipamentos e agora temos um local melhor e mais completo para atendimento aos autistas da região", salientou o secretário.

A sede

A sede edificada no Bairro Canaã III, em Dourados tem o objetivo de prestar atendimento aos autistas de toda a Região, que compreende trinta e três municípios e uma população de mais de um milhão de habitantes.

O prédio foi construído numa área de 2.450 metros quadrados. A edificação tem 430 metros quadrados, com capacidade para abrigar consultórios médicos, atendimentos pedagógicos diversos e de fonoaudiologia, odontologia, fisioterapia e terapia ocupacional, com a presença de psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais.

Os equipamentos adquiridos com recursos estaduais consistem em materiais específicos e fisioterápicos como cama elástica, bolas, rolo suspenso, plataforma suspensa, balanços, piscina de bolinhas, rede de lycra, trapézio, jogo e bancos, tatames, colchonetes, entre outros equipamentos.

"Não tenho palavras para agradecer ao governo do Estado e ao secretário Geraldo Resende pelo apoio que tem nos dado, a fim de que possamos prestar um atendimento gratuito, num primeiro momento, a 180 famílias. A sede própria e esses equipamentos vão nos possibilitar a, mais adiante, ampliar o atendimento e abrir novas vagas para moradores de outras cidades", salienta Francisco Sobrinho de Brito, presidente da Associação.

"Sabemos que o autismo não tem cura, mas o tratamento, quando realizado corretamente, pode facilitar o cuidado com a criança e tornar a vida dos pais um pouco mais facilitada", salienta o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, que também é médico. Ele explica que em muitos casos, havendo o acompanhamento correto, a criança consegue levar uma vida bem próxima do normal.

De acordo com Resende, o governo do Estado tem sido parceiro em ações de apoio a instituições de caráter filantrópico que se envolvem com o tema. Uma delas foi a construção, em Dourados, da sede própria da Associação dos Autistas da Grande Dourados (AAGD), bem como a compra dos equipamentos para o funcionamento do local.

Lobo Digital

Somos uma agência especializada em criação de sites Squarespace e vendas Online.

https://www.lobodigital.com.br
Anterior
Anterior

Geraldo entrega EPI’s e bases comunitárias da Polícia Militar em Dourados

Próximo
Próximo

Geraldo e governo entregam, semana que vem, 2 bases comunitárias para Dourados