Programa Envelhecer nos Territórios é lançado nos municípios do interior de MS com apoio de emenda do deputado federal Geraldo Resende

O Programa Envelhecer nos Territórios, iniciativa apoiada pelo deputado federal Geraldo Resende por meio de emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão, já começou a ser implementado em diversas cidades do interior de Mato Grosso do Sul. Os lançamentos ocorreram em Ponta Porã, Aquidauana, Corumbá, Bela Vista, Ivinhema, Fátima do Sul e Dourados, e ainda neste mês de novembro o programa será apresentado também em Coxim e Naviraí.

Desenvolvido em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o programa tem como objetivo promover e garantir os direitos das pessoas idosas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. A ação é coordenada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), que atuam como instituições executoras em diferentes municípios.

Lançamento do Programa Envelhecer nos Territórios foi realizado no dia 4 de novembro, em Ponta Porã

Em cada cidade, serão formados agentes locais, responsáveis por identificar as condições de vida da população idosa, mapear territórios e fortalecer redes de proteção social. A formação desses agentes terá carga horária de 40 horas, seguida de 9 meses de atividades em campo, com bolsa mensal de R$ 750. Ao longo de 2026, a meta é alcançar cerca de seis mil pessoas idosas em todo o Estado.

Em Aquidauana, o encontro para apresentação das ações foi realizado em 30 de outubro, no gabinete do prefeito Mauro do Atlântico, com a presença de representantes da UFMS, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e das secretarias municipais de Assistência Social e Gestão Estratégica.

Em Ponta Porã, o lançamento ocorreu no dia 4 de novembro, no Centro Internacional de Convenções, e contou com a presença do vice-prefeito Dr. Patrick Dersi, do vereador Puka Valdez, da equipe técnica da UFMS e de professores e supervisores locais do programa.

Em Aquidauana, a cerimônia foi realizada no dia 30 de outubro

Para o deputado federal Geraldo Resende, o programa representa um avanço na construção de políticas públicas voltadas à população idosa. “O projeto Envelhecer nos Territórios, em parceria do nosso mandato com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, terá nas instituições um apoio essencial para discutirmos e fazermos o levantamento da população idosa. Assim, poderemos elaborar um diagnóstico que permita a criação de políticas públicas voltadas a essa parte substancial da nossa gente”, explicou o parlamentar.

Ao destinar recursos para iniciativas que fortalecem o cuidado e a valorização das pessoas idosas, Geraldo Resende reforça seu compromisso com o envelhecimento digno e com a inclusão social. O parlamentar é integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, espaço onde tem atuado na defesa de políticas públicas que ampliem a proteção, o respeito e as oportunidades para essa parcela crescente da população.

Inscrições - As inscrições para o processo seletivo de agentes locais já estão abertas nos municípios que realizaram o lançamento e seguem até o dia 9 de novembro. Podem participar pessoas que tenham concluído o Ensino Médio e disponibilidade de 20 horas semanais.  O curso de formação está previsto para começar a partir de 20 de novembro, marcando o início das atividades práticas do programa em todo o Estado.         

Anterior
Anterior

Teste de Imagens - Paulo Lobo

Próximo
Próximo

Aprovado projeto para construção do bunker que abrigará o acelerador linear do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora