População de Dourados ganha “nova” Praça Antônio Alves Duarte
02/09/2021 17h35
A população de Dourados recebeu, na manhã de segunda-feira (30) a "nova" Praça Antônio Alves Duarte, situada em frente ao Hospital Evangélico, que encontrava-se fechada para uma completa reforma e revitalização havia vários meses.
As obras foram executadas em duas etapas. A primeira teve os trabalhos iniciados em dezembro de 2017 e a segunda, em novembro de 2018. Em todas as fases, o projeto demandou investimentos de cerca de R$ 3 milhões, nas duas etapas, oriundos de emendas apresentadas pelo então deputado federal Geraldo Resende, atual secretário estadual de Saúde; e a outra parte, como contrapartida, é oriunda dos cofres do governo do Estado.
Entre as intervenções realizadas na primeira etapa constam a reconstrução de toda a calçada ao redor da praça, colocação de bancos de madeira, plantio de grama e implantação de parquinho infantil.Na segunda etapa, foram executados trabalhos de demolição e retiradas diversas, reforma e ampliação da biblioteca, construção de uma capela, reforma dos banheiros, revitalização do monumento, implantação de pergolado em eucalipto com mesas e bancos em concreto, instalação de bancos, lixeiras e postes com luminárias de vapor metálico.
História
A Praça Antônio Alves Duarte tem grande importância histórica e emocional na vida de muitos douradenses que ali compareciam com frequência. A biblioteca municipal era uma das principais opções para os estudantes que precisavam fazer pesquisas e trabalhos escolares. Por outro lado, casais de namorados se encontravam nos bancos da praça e os amigos também se reuniam no local.
Durante a solenidade de entrega, Geraldo Resende disse que a revitalização representa um resgate da história de Dourados, já que o local era ponto de encontro das famílias, tanto para passeio, como para acompanharem programas de televisão e, inclusive, assistir a Copa do Mundo de 1970, pois no espaço estava instalada um aparelho de TV, o único acessível às famílias carentes da época.