Obras das ferrovias que ligam Dourados a todo o País começam em 2014
Em abril, o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) Bernardo Figueiredo vai até Dourados para uma audiência pública sobre as ferrovias que cortarão o município.
As edificações para a construção das linhas férreas que vão passar por Dourados estão previstas para iniciar em 2014. Os estudos de viabilidade já foram finalizados e o cronograma prevê que o processo licitatório para concessão de construção e administração das linhas férreas deve estar concluído até setembro deste ano. A informação foi confirmada ao deputado Geraldo Resende (PMDB) pelo diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, nesta terça-feira (26).Os trechos previstos para serem construídos são os que ligam Estrela D’Oeste e Panorama, no Estado de São Paulo, a Nova Andradina e Dourados. Outro ramal que vai compor a Ferroeste é o que sairá de Maracaju, também passando por Dourados, ligando Naviraí-MS a Cascavel, no Paraná. Os dois novos ramais ligarão as cidades à Ferrovia Norte Sul e aos principais portos do sul e do sudeste do país.
Em abril, a Empresa de Planejamento e Logística e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciam as audiências públicas para explicar e debater com a sociedade os projetos de viabilidade e de licença ambiental.“Estamos muito felizes com a notícia do início da implantação do modal em Dourados. O município sediará, no próximo mês, a audiência pública e debaterá, com o conjunto da sociedade e com o setor produtivo, esses novos traçados”, comemorou Resende, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias no Congresso Nacional.“Quero muito ir até Dourados, a cidade é muito cara a mim. Desde quando estudávamos a viabilidade da Ferroeste, há muitos anos, sempre prevíamos contemplar Dourados. É bom saber que conseguiremos em 2014, e que em abril visitarei a cidade”, afirmou Figueiredo. A conclusão da edificação está cotada para ocorrer em 2019.As linhas férreas previstas para Mato Grosso do Sul são de bitola larga, com o tamanho de 1,6 metro, possibilitando a ligação contínua com os demais ramais, ligando as cidades do Estado aos grandes centros do País, assim como ao Nordeste e ao Norte. As concessões que serão licitadas este ano permitirão às concessionárias a construção e administração das linhas, permitindo o livre trânsito de vagões.
Rodovias
Geraldo Resende aproveitou a reunião com Bernardo Figueiredo para solicitar informações sobre o processo licitatório de concessões das rodovias BR 163 e a BR 267, que cortam o Estado. As rodovias, assim como as ferrovias, também serão administradas futuramente pela iniciativa privada. As duas BR’s estão contempladas no Programa de Investimento e Logística (PIL) e, segundo Bernardo Figueiredo, serão licitadas em julho deste ano.