Municípios recebem ambulâncias para realizarem transporte seguro de pacientes
Os municípios de Bodoquena, Caarapó, Coxim, Dourados, Itaporã, Japorã, Eldorado, Mundo Novo, Naviraí, Porto Murtinho, Sete Quedas, Ribas do Rio Pardo e Rio Verde de Mato Grosso receberam, nos últimos meses, ambulâncias para fazerem transporte seguro de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os veículos foram adquiridos, equipados e adaptados com recursos do Fundo Especial de Saúde, no valor total de R$ 5 milhões. Cada veículo teve investimento de R$ 390 mil, considerado o valor do automóvel e da adaptação para o transporte básico de pacientes.
As entregas atendem reivindicações feitas por prefeitos, vereadores e secretários municipais de saúde das cidades contempladas, por meio de ofícios enviados à Secretaria de Estado de Saúde, no período em que a pasta teve como titular o então secretário Geraldo Resende, tendo em vista as necessidades de cada cidade. O objetivo é propiciar o transporte seguro de pacientes que necessitem de atendimento fora de suas áreas de domicílio.
As ambulâncias entregues são veículos do tipo van/furgão envidraçado, quatro portas, com capacidade de transportar três passageiros, incluindo o motorista, com todos os equipamentos exigidos pelo Código Brasileiro de Trânsito e demais itens da série.
"Essas ambulâncias são para dar suporte às comunidades dos municípios contemplados, visando o transporte adequado de pacientes do SUS. Os veículos entregues para as cidades de Dourados e Japorã destinam-se, especificamente, para atender as comunidades indígenas, explica o ex-secretário Geraldo Resende.