MS ganha mais de 600 casas rurais depois da intervenção do deputado Geraldo Resende
IBGE informou dados incompletos sobre Mato Grosso do Sul para a formulação do Programa Nacional de Habitação Rural
Mato Grosso do Sul vai receber mais de 600 unidades habitacionais do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) a partir deste ano. O anúncio foi feito pelo secretário de Nacional de Habitação, Hamilton Almeida, ao deputado Geraldo Resende (PSDB). A previsão anterior era de 100 casas a serem construídas na zona rural. O montante pequeno previsto para o Estado levava em consideração dados do censo do IBGE (2010) sem considerar a situação de moradia dos indígenas do Estado que tem a segunda maior concentração de povos tradicionais do país.
Desde fevereiro deste ano, o deputado Geraldo Resende (PSDB) e a diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), Maria do Carmo Avesani, estão em contato com técnicos do Ministério das Cidades e com o secretário-Executivo da Pasta, Hildo Rocha, para a inclusão de dados referentes a população indígena para a formulação do PNHR.
Mato Grosso do Sul abriga uma população indígena com quase 100 mil indígenas segundo estimativa dos especialistas. Com a alta taxa de natalidade entre os indígenas, estudiosos calculam que esse número é ainda maior contando todos os indígenas entre aldeados e desaldeados.
“Apenas as reservas do município de Dourados (MS), Jaguapiru e Bororo, abrigam 24 mil indígenas, dentre esses, mais de 3 mil indígenas moram embaixo de lona por não terem moradia. Há 15 anos não existem programas de habitação indígena e o déficit habitacional vem aumentando a cada ano. Com o cálculo que exclui a população indígena, Mato Grosso do Sul apresenta um falso baixo déficit habitacional rural demandando parcos recursos para essa política pública. Este novo cálculo faz justiça com nosso Estado e com aqueles que mais precisam”, defendeu Resende.
Para as áreas urbanas a previsão é de mais mil unidades habitacionais dentro do Programa Nacional de Habitação.