Ministério da Educação enviará delegação às aldeias de Dourados por solicitação de Geraldo Resende
O objetivo da visita técnica de trabalho em Dourados é avaliar a estrutura e as condições educacionais que atendem a comunidade indígena e construir um projeto piloto
O deputado Geraldo Resende (PSDB) esteve em reunião com a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo nesta quarta-feira (02), no Ministério da Educação. Na audiência, o parlamentar solicitou uma visita técnica de trabalho nas aldeias Jaguapiru e Bororo, em Dourados, para avaliar as condições educacionais que atendem os indígenas da localidade.
Resende defendeu a visita citando os problemas sociais e humanitários enfrentados na Reserva, que abriga mais de 25 mil indígenas. “A falta de água potável, a falta de moradias, as condições precárias de saúde e a fome têm como trágico subproduto o baixíssimo desempenho escolar de nossas crianças indígenas”.
No dia 16 de junho, Geraldo Resende realizou uma visita técnica de trabalho nas aldeias com os secretários do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros, da Atenção Primária; e Ricardo Weibe Nascimento, da Saúde Indígena.
Ao avaliarem a situação das unidades de saúde que atendem os indígenas, os secretários firmaram alguns compromissos, como por exemplo, a criação de um Distrito Sanitário Especial Indígena, o chamado DSE, para abarcar especificamente a região Conesul do Estado; a reconstrução da UBS “Doutor Zelick Trajber” e o envio de médicos do programa “Mais Médicos” para melhor atender essa população.
“Nosso objetivo é sensibilizar as autoridades do Governo Federal para a grave situação dos indígenas de Mato Grosso do Sul e em especial de Dourados. O município é rico e pujante, mas os indígenas sofrem com condições estruturais degradantes, além dos casos de violência contra idosos, crianças e mulheres, também fruto da ausência do poder público. Queremos construir um projeto piloto em Dourados que possa ser replicado nacionalmente”, defendeu Resende.
A secretária Zara Figueiredo afirmou que dentro de três semanas vai definir a data em que a delegação realizará a visita, disse que compreende a questão da educação indígena no país e trabalhará em parceria com o mandato do deputado Geraldo Resende.
“As crianças indígenas estão a alguns degraus abaixo no direito do acesso a educação. É uma questão complexa e uma prioridade. Vamos realizar essa visita a Dourados para dar uma resposta às demandas apresentadas pelo deputado Geraldo Resende”, destacou Zara Figueiredo. Estiveram na reunião Rosilene Araújo, coordenadora de Educação Indígena e Cléber Vieira, subsecretário.