Itaipu vai investir R$ 49 milhões em projeto de água nas aldeias de Dourados, anuncia ministro Padilha

Deputado Geraldo Resende, subsecretário Fernando Silva e Ministro Alexandre Padilha

A Itaipu Binacional vai investir R$ 49 milhões no projeto de abastecimento de água nas aldeias Jaguapiru e Bororó, ambas na Reserva Indígena de Dourados. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na tarde desta quarta-feira (28), em Brasília, após audiência com o deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS).

A audiência foi marcada a pedido do parlamentar sul-mato-grossense com o objetivo de cobrar o compromisso que o ministro Alexandre Padilha fez, ainda no ano passado, de viabilizar recursos para a implantação de uma rede de abastecimento de água na Reserva Indígena de Dourados dentro do novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal.

No entanto, segundo explicou o ministro, questões orçamentárias impediram a inclusão no PAC. Diante disso, o deputado solicitou uma via alternativa de financiamento do projeto, tendo em vista a urgência de uma solução para a falta de água na Reserva Indígena douradense.

“Relatei, por diversas vezes ao ministro, o sofrimento dos povos indígenas douradenses, que há vários anos ressentem com a falta de água potável. E ele mostrou sua sensibilidade, desde o início, e felizmente, encontrou essa saída, que é parceria com a Itaipu Binacional”, explica Geraldo Resende.

“O ministro nos garantiu que tão logo passem as eleições, ele deverá ir a Dourados para anunciar esse recurso. Estou confiante de que depois de mais de um ano e seis meses, e após uma luta incessante em Brasília, junto com o Governo do Estado, dessa vez o projeto vai acontecer”.

Após a audiência, o ministro Alexandre Padilha reforçou o compromisso com Geraldo Resende. “Quero agradecer ao presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri, que tem o compromisso de fazer investimentos na área da atuação de impacto da Itaipu, investimentos como esse para as aldeias de Dourados. Parabéns a Sanesul pelo projeto e ao deputado Geraldo Resende pelo compromisso com os povos indígenas, em especial com a população de Dourados.

“As coisas vão caminhando e nós temos uma perspectiva muito positiva de que possa ter uma solução adequada, adaptada para a realidade do povo indígena douradense, para garantir esse direito tão básico da sociedade, que é o direito do acesso à água potável”, finalizou o ministro.

A audiência contou ainda com a presença do subsecretário Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para a População Indígena de Mato Grosso do Sul Fernando da Silva Souza,  e do ex-deputado federal Valtenir Pereira, atualmente assessor do ministro Alexandre Padilha.

Anterior
Anterior

Além da Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, reitor garante que, em 2025, UEMS também vai oferecer o curso de Serviço Social na capital e em Dourados

Próximo
Próximo

Deputado Federal Geraldo Resende assina convênio e garante 378 moradias populares para Mato Grosso do Sul