UFGD: o novo marco cultural e econômico de Dourados

Geraldo, que foi um dos principais articuladores da criação da UFGD, considera a visita presidencial “o coroamento de um sonho de 20 anos”

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) voltou a destacar a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Dourados nesta terça-feira para inaugurar oficial da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Geraldo, que foi um dos principais articuladores da criação da UFGD, considera a visita presidencial “o coroamento de um sonho de 20 anos de toda a sociedade douradense e regional”. Segundo o parlamentar, a universidade é atualmente o mais importante expoente para o desenvolvimento cultural e econômico da região.

Na avaliação de Geraldo a decisão do presidente Lula de vir a Dourados confirma o acerto da luta. O parlamentar apresentou, em 16 de julho de 2003, o Projeto de Lei 1.266/2003, criando a UFGD e obteve o apoio do presidente Lula à proposta em 23 de julho do mesmo ano, em audiência que aconteceu em Brasília.

Acompanhado de estudos técnicos feitos por uma comissão instituída pelo campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Dourados, então conhecido como CEUD – Centro Universitário de Dourados, o PL 1.266/2003, apresentado por Geraldo Resende foi o instrumento pelo qual o parlamentar articulou o apoio, além do presidente Lula, do vice-presidente José Alencar e do então ministro da Educação Cristovam Buarque.

Embora tenha retirado o PL 1.266/2003 posteriormente, foi com ele que Geraldo Resende conquistou o apoio da classe política, inclusive entre setores que nunca tinham ouvido falar da proposta, que chegou a ser apresentada na Câmara Federal em 1983, pelo então deputado federal Sérgio Cruz, que, no entanto, não foi reeleito. Com isso o projeto acabou no esquecimento.

Para Geraldo “existe uma história de antes e outra depois da UFGD”. Foi essa perspectiva que ele vislumbrou ao encampar o projeto. “Quando lutamos pela criação da UFGD, já antevíamos a transformação que a instituição causaria na vida cultural de Dourados e das cidades vizinhas”.

Geraldo Resende afirma que a política de expansão universitária promovida pelo governo do presidente Lula é acertada. “Sou fruto da educação e creio que somente as pessoas mais humildes podem crescer por meio da educação”, explica o parlamentar, que estudou, quando garoto, na Escola Estadual Presidente Vargas, em Dourados, e se formou em Medicina pela Universidade Federal do Ceará.

“Com a UFGD, milhares de pessoas estão podendo se formar em cursos que anteriormente somente existiam em outros Estados, obrigando as pessoas a se deslocarem milhares de quilômetros, como foi o meu caso”, conclui o parlamentar, que acredita numa grande festa caso realmente o presidente Lula confirme a vinda a Dourados.


Para Geraldo “existe uma história de antes e outra depois da UFGD” (foto: Arquivo)

Anterior
Anterior

Geraldo Resende cumpre agenda em Campo Grande

Próximo
Próximo

Duplicação da BR-163 traz logística e segurança