Geraldo inaugura prédio da Fazenda Experimental da UFGD

Prédio da Fazenda Experimental construído com recursos alocados por meio de emenda do deputado Geraldo Resende vai atender diversos cursos da Universidade

O reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Damião Duque de Farias, ao lado do deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS), inaugurou nesta sexta-feira de manhã, 18, o prédio da Fazenda Experimental, estrutura do Núcleo de Ciências Agrárias que vai atender estudantes de vários cursos.

Segundo o reitor, é uma estrutura de multiuso, já que dispõe de espaço e equipamentos para estudos e pesquisas nas áreas agrárias, ambiental, biotecnologia, engenharia alimentar e saneamento ambiental, além de medicina.

A cerimônia de inauguração foi presenciada por estudantes, professores e gestores da UFGD. Ao final, foi descerrada placa, onde está inscrito o nome do professor João Dimas de Vasconcelos, coordenador da Fazenda Experimental, e que acompanhou todo o processo de viabilização e execução da obra, destacando a pronta contribuição do deputado Geraldo Resende (PMDB), que se dispôs a apresentar emenda individual para liberação de R$ 500 mil.

Geraldo Resende destacou o alcance da obra, lembrou que na condição de parlamentar federal, tem uma margem de emendas limitada, pois tem que atender todos os 78 municípios do Estado, mas lembrou que se sentia gratificado em ver a qualidade da obra e sua importância para a formação dos futuros profissionais.

O deputado se disse também contente pelo nível alcançado pela UFGD e lembrou de um projeto ‘maior’, que é o Instituto da Mulher e da Criança, projeto que já tem R$ 12 milhões de recursos assegurados por meio de emenda de sua autoria.

O professor João Dimas Graciano de Vasconcelos, coordenador da Fazenda Experimental, também fez referências à qualidade e funcionalidade do prédio, notando que ‘seguramente’ na obra não houve nenhum desperdício ou desvio de recursos. Ele lembrou da primeira reunião para discutir a ideia da Fazenda Experimental e logo foi lembrado o nome de Geraldo Resende, conhecido por todos como um “homem ponta firme”, que cumpre tudo que promete. Ao final, lembrou que a área de cultivo da Fazenda Experimental já colheu quatro mil sacas de soja e mil sacas de milho. “Aqui o recurso público foi bem aplicado”, reafirmou.

O prédio, de 468,95 metros quadrados conta com duas salas de aula com capacidade para 48 alunos cada, um laboratório, duas salas administrativas, uma sala de múltiplas atividades, um almoxarifado, cozinha, sanitários masculino e feminino e um alojamento com quatro beliches femininos e quatro masculinos. A estrutura dispõe, ainda, de estacionamento, iluminação externa e reservatório de água metálico.

Segundo o coordenador da Fazenda Experimental, o novo prédio é de extrema importância para a efetivação da Fazenda Experimental, para dar suporte aos cursos de ciências agrárias da Universidade no ensino, pesquisa e extensão. Também será possível dar apoio técnico a produtores rurais, por meio de cursos de extensão. “Esse é um sonho antigo da UFGD, que somente está se tornando realidade agora, a partir do trabalho do deputado federal Geraldo Resende. Não fosse isso, talvez ainda teríamos que esperar muito tempo para a concretização desse projeto”.

O professor Edgard Jardim Rosa Júnior, diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, também lembrou da primeira reunião em que o deputado Geraldo Resende foi citado como principal colaborador no projeto. “Foi em minha sala, na Faculdade de Ciências Agrárias/UFGD que tive o prazer de receber a visita do deputado, e, na presença do professor João Dimas, tive a garantia de que ele faria todos os esforços para que o referido prédio fosse construído, o que realmente aconteceu e agora está sendo entregue à comunidade acadêmica”.

Na placa inaugural foram grafados também os nomes da presidenta Dilma Rousseff, do ministro Fernando Haddad (Educação), do reitor Damião Duque de Farias, do vice-reitor Wedson Desidério Fernandes, da pró-reitora de Administração e Planejamento, Silvana da Abreu; da pró-reitora de Extensão e Cultura, Rita de Cássia Pacheco; Sidnei Azevedo de Souza, pró-reitor de Ensino e Graduação; e do pró-reitor de Ensino de Pós e Pesquisa, Claudio Alves de Vasconcelos.

Clique na imagem para ampliar


Descerramento da placa inaugural do prédio da Fazenda Experimental de Ciências Agrárias da UFGD. (Foto: Edmir Conceição)






Anterior
Anterior

Geraldo quer mais recursos para Mato Grosso do Sul

Próximo
Próximo

Prefeitos se reúnem na sede da Funasa para reunião técnica