Sidrolândia e Ponta Porã foram contempladas com UPA’s 24 horas
As Unidades de Pronto Atendimento são estruturas menores que hospitais e atendem urgências e emergências
O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (02) a portaria 1.580, que estabelece os municípios aptos a receber recursos para a construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24). Em Mato Grosso do Sul, os únicos municípios contemplados com a ação foram Ponta Porã e Sidrolândia.
No dia 17 de abril, o deputado Geraldo Resende (PMDB), por meio de correspondência, informou aos prefeitos Ludimar Godoy (Ponta Porã) e Ari Basso (Sidrolândia), que as duas cidades eram as únicas do Estado elegíveis para receberem recursos para construção de novas UPA’s. A Pasta da saúde destinará recursos para construção de Unidades porte I, nesses municípios. A Política Nacional de Atenção às Urgências utiliza recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).
As Prefeituras elegíveis tinham até o dia 8 de maio para cadastrarem as propostas e para a postagem de documentação no site do Fundo Nacional de Saúde (FNS). “As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) desafogam os hospitais de outras cidades maiores, fazendo com que os atendimentos de urgência e emergência ocorram nas localidades do interior, proporcionando um adequado e rápido atendimento para o paciente e favorecendo um melhor planejamento de saúde pública para otimizar a utilização de unidades especializadas”, explicou Resende, que também é médico e já foi secretário Estadual de Saúde.
Cada prefeitura receberá R$ 2,2 milhões para a construção da unidade e para a aquisição de mobiliários e equipamentos. Para o funcionamento, as UPA’s receberão, depois de habilitadas, mais R$ 100 mil por mês. “É uma ótima notícia para a população de Sidrolândia e Ponto Porã. A saúde é uma das maiores reclamações mensuradas em pesquisa. Construindo essas estruturas, estamos respondendo aos anseios da população”, finalizou Resende.