Três Lagoas terá novo aparelho de radioterapia, anuncia Geraldo Resende

11/04/2013 11h24

A saúde pública de Três Lagoas vai ganhar um novo aparelho de radioterapia, conhecido como acelerador linear. O anúncio foi feito pelo deputado federal Geraldo Resende, que esteve na semana passada com o secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, tratando da organização do serviço de oncologia de Mato Grosso do Sul dentro do Plano Nacional de Expansão da Radioterapia.

Geraldo explica que o aparelho será repassado ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, mesmo o estabelecimento não tendo sido habilitado, no ano passado, como Unidade de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (UNACON) e, desta forma, não tendo sido incluído, à época, no Plano Nacional de Expansão da Radioterapia. Essa habilitação aconteceu somente no mês de fevereiro deste ano.

A inclusão de Três Lagoas vai acontecer, segundo Geraldo Resende, a partir de articulações que o deputado fez na Secretaria de Atenção à Saúde, demonstrando a importância e necessidade dessa estrutura para uma região que é um pólo de desenvolvimento e, portanto, de crescimento populacional.

“Solicitei uma proposta alternativa ao Plano Nacional de Expansão da Radioterapia e recebi como resposta de Helvécio Magalhães a possibilidade de contemplar Três Lagoas, por meio de convênio”. A proposta será cadastrada no SICONV (portal de convênios do Governo Federal) e o secretário se comprometeu a cuidar pessoalmente dos trâmites, explicou Geraldo.

“Fico muito feliz em poder anunciar mais essa conquista para Três Lagoas, que vai contemplar vários municípios da região, já que Três Lagoas é um pólo e referência para o SUS – Sistema Único de Saúde”, salienta Geraldo.“Com isso, estamos buscando soluções para os graves problemas que o setor de oncologia atravessa em Mato Grosso do Sul”, acrescenta o parlamentar, que é médico, vice-presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados e membro da Frente Parlamentar da Saúde no Congresso Nacional.


Deputado Geraldo Resende, em audiência com secretário Helvécio Magalhães

Anterior
Anterior

Audiência Pública sobre anel viário mobiliza população de Itaporã

Próximo
Próximo

Audiência Participativa Oficial sobre Ferrovia será dia 26 em Dourados