Três Lagoas terá novo aparelho de radioterapia, anuncia Geraldo Resende
11/04/2013 11h24
A saúde pública de Três Lagoas vai ganhar um novo aparelho de radioterapia, conhecido como acelerador linear. O anúncio foi feito pelo deputado federal Geraldo Resende, que esteve na semana passada com o secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, tratando da organização do serviço de oncologia de Mato Grosso do Sul dentro do Plano Nacional de Expansão da Radioterapia.
Geraldo explica que o aparelho será repassado ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, mesmo o estabelecimento não tendo sido habilitado, no ano passado, como Unidade de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (UNACON) e, desta forma, não tendo sido incluído, à época, no Plano Nacional de Expansão da Radioterapia. Essa habilitação aconteceu somente no mês de fevereiro deste ano.
A inclusão de Três Lagoas vai acontecer, segundo Geraldo Resende, a partir de articulações que o deputado fez na Secretaria de Atenção à Saúde, demonstrando a importância e necessidade dessa estrutura para uma região que é um pólo de desenvolvimento e, portanto, de crescimento populacional.
“Solicitei uma proposta alternativa ao Plano Nacional de Expansão da Radioterapia e recebi como resposta de Helvécio Magalhães a possibilidade de contemplar Três Lagoas, por meio de convênio”. A proposta será cadastrada no SICONV (portal de convênios do Governo Federal) e o secretário se comprometeu a cuidar pessoalmente dos trâmites, explicou Geraldo.
“Fico muito feliz em poder anunciar mais essa conquista para Três Lagoas, que vai contemplar vários municípios da região, já que Três Lagoas é um pólo e referência para o SUS – Sistema Único de Saúde”, salienta Geraldo.“Com isso, estamos buscando soluções para os graves problemas que o setor de oncologia atravessa em Mato Grosso do Sul”, acrescenta o parlamentar, que é médico, vice-presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados e membro da Frente Parlamentar da Saúde no Congresso Nacional.