São Gabriel do Oeste terá Centro de Controle de Água
De acordo com a Superintendência da Funasa em Mato Grosso do Sul, Centro irá atender o Estado com serviços técnicos no controle de contaminação da água.
A Superintendência Estadual da Funasa de Mato Grosso do Sul (SUEST/MS), enviou ao município de São Gabriel D’Oeste, uma equipe técnica para avaliar o local onde será construído o Centro de Referência de Controle de Água. O grupo é composto por servidores da Divisão de Engenharia e Saúde Pública de MS (DIESP/MS), Serviço de Saúde Ambiental de MS (Sesam/MS) e pela arquiteta da Funasa Presidência, Tereza Cristina Sepuvida Alcântara, responsável pelo projeto da obra, acompanhados de técnicos da Prefeitura Municipal.
São Gabriel D’Oeste fica em uma região estratégica e o Centro de Referência facilitará o acesso de análise da água as demais cidades, um dos motivos da escolha do município para receber o laboratório, responsável por análises de média complexidade do controle de qualidade da água para consumo e de todas as fontes de água de Mato Grosso do Sul.
Além disso, localiza-se em uma região divisora de bacias hidrográficas e possui no lençol freático uma fonte de captação de uma das maiores reservas de água doce do mundo, o Aqüífero Guarani, havendo necessidade de prevenção para que não ocorra contaminação da água, afirma Wanderley Guenka, técinoco da Funasa-MS.
Mato Grosso do Sul possui hoje sete Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE), além de departamentos e laboratórios que realizam exames de baixa complexidade. Quando há necessidade de um exame mais específico o material de analise é enviado para outros estados, como São Paulo ou Rio de Janeiro.
A previsão é investir R$ 4 milhões em recursos da Funasa com parceria do município para construção e compra dos equipamentos do Centro de Referência de Controle de Água. A área escolhida possui 7.600m2, sendo que 1.800m2 estão destinados a construção do prédio.
O projeto estrutural, que deverá ser concluído em 60 dias, está sendo elaborado pela Funasa em Brasília, baseado no Centro de Referência de Saneamento Ambiental do Paraná, localizado em Maringá.
Após a construção o Centro irá atender o Estado com serviços técnicos no controle de contaminação da água. A Funasa de MS pretende firmar parcerias com entidades que precisam deste tipo de serviço, como o Governo do Estado, Universidade e empresas responsáveis pelo abastecimento e tratamento de água. A Obra do Centro de Referência, tem o apoio da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e será administrado através do consórcio intermunicipal.
Para o Superintendente da Funasa de Mato Grosso do Sul, Flavio Britto “o Centro de Referência de Controle de água, é uma estrutura inédita que será referência, beneficiando todo Estado com qualidade de vida, saúde, além de reduzir consideravelmente os custos de analise da água para a gestão pública.”