Piso salarial de fisioterapeutas é uma luta de Geraldo
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS) acompanha com atenção a tramitação de matérias relevantes no Congresso Nacional, como é o caso do projeto de lei 5979/09 que cria um piso salarial de R$ 4.650,00 para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de todo país. O parlamentar, que já se manifestou favorável a matéria, está torcendo para que o projeto seja aprovado pelas comissões especiais da Câmara dos Deputados e entre na pauta de votação da Casa.
Segundo o projeto, esse valor será reajustado no momento de publicação da lei e anualmente, pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O deputado explica que a proposta salarial é relativa a uma jornada de 30 horas de trabalho semanais, fixada pela Lei 8.856/94.
De acordo com Geraldo, o piso salarial proposto vem dignificar a profissão de fisioterapeuta, que poderão reduzir sua jornada de trabalho e deixar de prestar serviços em diversos locais. “Com um piso salarial apropriado, os profissionais, notadamente aqueles ligados às áreas médicas, poderão prescindir de uma jornada de trabalho incessante que irremediavelmente compromete tanto sua saúde como a qualidade do atendimento à população. Se aprovado, além de dar a dignidade que falta ao profissional, o piso proporcionará aumento da autoestima aos fisioterapeutas e as terapeutas ocupacionais”, argumentou.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.