Geraldo visita centro de recuperação de dependentes químicos
O deputado Geraldo Resende (PMDB) visitou nesta quinta-feira (10) a Fazenda Esperança, em Guaratinguetá . A estância é um conhecido centro de recuperação de dependentes químicos no interior de São Paulo, e trabalha com viciados em drogas desde 1983. O parlamentar faz parte da Comissão Externa encarregada de analisar ‘in loco’ os efeitos das políticas antidrogas e do tratamento de usuários de drogas no Brasil e em outros países.
A Fazenda Esperança foi idealizada pelos religiosos católicos Nelson Giovaneli e o Frei alemão Hans Stapel. A intenção de Geraldo é levar a experiência para Dourados e outras cidades do Estado, “nossa fronteira seca é uma porta de entrada de drogas e armas, parte dessas drogas são consumidas em Mato Grosso do Sul. A construção de um Centro de Recuperação é uma solicitação que as mães me fazem nas ruas”, afirma o deputado.
Geraldo chegou a unidade de recuperação feminina pela manhã, participou de palestras, eventos culturais e conversou com jovens em recuperação, “o poder público passou muito tempo sem elencar a recuperação de viciados como prioridade, ainda bem que a sociedade civil está pressionando e projetos como este estão crescendo”, afirmou.
No período da tarde o encontro de Resende foi com os homens que recebem o tratamento em outro ambiente, “vejo aqui trabalhadores, pais de família e principalmente jovens cheios de energia e prontos para voltar para as suas vidas e serem exemplos de recuperação para a sociedade”, Geraldo complementou, “a questão das drogas é um problema de saúde pública e só com recursos e decisão política para alcançarmos alternativas”, finaliza.
O projeto da Fazenda Esperança ficou internacionalmente conhecido com a visita do Papa Bento XVI em São Paulo, no ano de 2007, o pontífice, na oportunidade, foi até a Instituição na comunidade de Pedrinhas, onde tudo começou. Hoje existe outro Centro em Sergipe (AL) inaugurado em 1992.