Geraldo Resende propõe Centro de Diagnóstico Especializado para Dourados

04/04/2014 16h56

Durante o discurso que proferiu durante a inauguração da Clínica da Mulher “Enfermeira Anamaria Carneiro”, na manhã desta sexta-feira (4), o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) propôs a implantação de um Centro Diagnóstico Especializado em Dourados. O parlamentar disse que caso o prefeito Murilo Zauith elaborar o projeto, ele e os demais integrantes da bancada federal vão viabilizar os recursos, “custe o que custar”.

“Nós já temos a emenda de bancada que eu apresentei junto com outros deputados, para a gente construir um centro especializado em todos os tipos de exame, desde o hemograma, que é o mais simples, até o mais complexo, que é o de ressonância nuclear magnética”, explicou o parlamentar.

E complementou: “Nesse ano, o meu partido, o PMDB, vai me indicar como relator setorial na área de saúde pública, no Orçamento da União, e aí eu vou ter a faca e o queijo na mão para ajudar o Município de Dourados Mato Grosso do Sul”

Emenda

A emenda de Geraldo Resende e de outros membros da bancada, foi apresentada no Orçamento Geral da União/2014, e foi assinada também pelos deputados federais Antonio Biffi, Fábio Trad, Henrique Mandetta, Reinaldo Azambuja e Vander Loubett, além dos senadores Delcídio do Amaral e Ruben Figueiró.

Segundo a proposta de Geraldo, o Centro de Diagnóstico poderá ser implantado no prédio onde hoje funciona o PAM – Pronto Atendimento Médico, após a ativação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 Horas, para onde deverão ser transferidos os serviços que atualmente são ali ofertados.

Com a implantação do Centro de Diagnóstico será possível ao Município de Dourados ofertar, na rede pública de saúde, todos os exames da área laboratorial e de imagem, como Raio-X, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética.

Justificativa

Na justificativa da emenda, os parlamentares afirmam que o objetivo é solucionar a dependência que a saúde pública municipal douradense “desenvolveu ao longo dos anos junto à rede privada de serviços médicos hospitalares e diagnósticos”.

Ainda de acordo com a justificativa, “a grande maioria dos serviços oferecidos à população de Dourados e região são contratualizados, ou conveniados com a secretaria municipal de saúde, o que em muitas vezes acaba onerando os cofres públicos municipais, haja vista que tais contratualizações extrapolam a tabela SUS de pagamentos de procedimentos”.

Para os deputados e senadores “o fato de Dourados ser a sede de uma macrorregião composta por 38 municípios agrava a situação da saúde pública, uma vez que o sistema atende aproximadamente 800 mil habitantes em todas as especialidades médicas, bem como exames de baixa, média e de alta complexidade”.

Acompanhe o trabalho do deputado Geraldo Resende pelo Facebook, clicando abaixo:


Geraldo Resende, ladeado pelo prefeito Murilo Zauith, durante solenidade de entrega da Clínica da Mulher de Dourados

Anterior
Anterior

Com prefeito Casé, Geraldo Resende participa de Ação Social em Sete Quedas

Próximo
Próximo

Missão cumprida!