Geraldo Resende garante novos equipamentos para a Maternidade Cândido Mariano
01/07/2020 13h43
Por meio de uma emenda individual ao Orçamento Geral da União/2018 no valor de R$ 700 mil, o atual secretário estadual de Saúde Geraldo Resende (na época, na condição de deputado federal) viabilizou a aquisição de diversos equipamentos para a Maternidade Cândido Mariano, de Campo Grande. Na tarde de segunda-feira (29.06), ele esteve verificando o funcionamento de vários desses aparelhos na unidade de saúde.
Além de alguns equipamentos que a Maternidade ainda não recebeu por motivo de atraso por parte dos fornecedores, foram entregues à unidade, entre outros, seis monitores multiparamétricos, um bilirrubinômetro, sete incubadoras, um ventilador pulmonar, dois cardioversores, seis berços de recém-nascidos, um carro de emergência, um radiômetro, nove estetoscópios, duas balanças antropométricas, seis aparelhos de ar condicionado, um radiômetro e outros.
Com os recursos, também estão sendo adquiridos equipamentos que serão entregues nos próximos dias, como um berço aquecido, dois berços para recém-nascidos, duas incubadoras de transporte, três reanimadores pulmonares manuais, três aspiradores de secreção, uma bomba de infusão seringqa e sete bombas de infusão.
Na sede da maternidade, o secretário Geraldo Resende foi recebido pelo presidente Cezar Luiz Galhardo, vice-presidente Antônio Carlos Martins Filho, diretor executivo Paulo Chagas, os conselheiros fiscais Ney Lacerda Faria e Abigail Marques de Souza, além da assessora da presidência Abigail Marques de Souza.
Durante a visita de Geraldo Resende, o presidente Cezar Galhardo, em nome dos demais diretores, agradeceu ao secretário. "Os recursos estão sendo bem utilizados na aquisição de equipamentos para o pareamento dos leitos da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguri (UCINca) e da Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo), que atende mensalmente uma média de 60 recém-nascidos".
Geraldo Resende lembrou que em 2018 esteve na Maternidade Cândido Mariano, oportunidade em que foi apresentada a demanda dereadequação da unidade, tendo em vista a superlotação à época, além de novas regulamentações e normas do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária entre outras.
"Os recursos para a compra dos equipamentos possibilitarão que a administração possa realizar outros investimentos como estrutura para partos humanizados. Nosso objetivo é dar um fôlego financeiro para uma instituição tão importante", afirmou Geraldo Resende.
A Maternidade Cândido Mariano é um hospital especializado em ginecologia, obstetrícia e neonatologia que possui 143 leitos, dos quais 26 são leitos de terapia intensiva neonatal e 12 de semi-intensiva. O hospital ainda conta com um centro cirúrgico com seis salas e centro obstétrico com cinco salas. A unidade realiza cerca de 800 internações por mês e, em média, 1.200 atendimentos de urgência e emergência mensais.