Geraldo Resende e Moka viabilizam três Unidades Básicas de Saúde para Bonito
16/12/2014 17h14
A Prefeitura de Bonito entregou sexta-feira (12) a reforma e ampliação de três unidades Básicas de Saúde, cujas obras são fruto de parceria entre a administração municipal, o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) e o senador Waldemir Moka (PMDB). Na solenidade foram entregues as obras da Unidade Básica de Saúde da Vila Donária, da Vila América e o Posto de Saúde Central. A partir de agora, com a reforma e amplo espaço, além de melhorar o atendimento a população, as equipes do Programa Saúde da Família terão melhores condições para atuarem.
Ao todo, Bonito recebeu recursos federais na ordem de R$ 659 mil para serem aplicadas em quatro unidades de saúde, sendo que uma será construída. Além de Bonito, outros 55 municípios foram contemplados com o programa “UBS Requalifica” em Mato Grosso do Sul, por meio da intervenção de Geraldo e Moka. Destes, 29 municípios receberam recursos para a construção de 46 Unidades Básicas de Saúde. Outros 17 municípios foram contemplados com ampliações que juntas, somam 38 unidades. Para esta ação o Governo Federal está investindo R$ 4.041.425,00.
A habilitação de municípios e de projetos para o recebimento de recursos foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) por meio das portarias 1.380, 1.381 e 1.382. “Informamos todas as administrações municipais da abertura do programa e solicitamos a apresentação de projetos. Entregamos ao então ministro da Saúde Alexandre Padilha e apresentamos a justificativas técnicas sobre a importância dos investimentos”, lembra Geraldo Resende.
O parlamentar avalia que com a ampliação dessas UBS’s os pacientes serão recebidos com mais qualidade. “A UBS é a porta de entrada da saúde pública. É a saúde mais perto das famílias. Priorizamos recursos para a atenção básica, porque sabemos que 80% das doenças podem ser tratadas neste ambiente”, explicou Geraldo Resende, que médico e membro da Frente Parlamentar da Saúde.