São Gabriel do Oeste terá controle de qualidade da água

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) anunciou nesta quinta-feira (30) o empenho de recursos de R$ 2,8 milhões para a implantação de um centro de controle da qualidade da água em São Gabriel do Oeste. Os recursos são provenientes da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

A unidade regional de controle da qualidade de água é uma alternativa para melhorar o atendimento à população devido à falta de estrutura na região para ações de proteção ambiental. Além do controle do saneamento básico, a entidade pretende fazer do Urcqa uma unidade de referência para estudos ambientais.

Segundo Geraldo Resende, a implantação da unidade de controle da água representará um grande avanço no que se refere a saneamento básico, principalmente por contribuir para a disseminação de doenças endêmicas. “São Gabriel do Oeste e os municípios de toda a região terão uma unidade referência no país em matéria de saneamento básico. Além do monitoramento, a unidade terá a função de capacitação de técnicos dos municípios e do governo do estado. A idéia é de se estabelecer uma parceria com universidades e centros de formação para ampliar o número de técnicos que trabalham com o controle de qualidade de água no nosso Estado”, disse o parlamentar.

O centro de controle da qualidade da água em São Gabriel do Oeste será numa área de 1.500 metros quadrados, de onde atenderá todos os municípios e todos os sistemas autônomos de abastecimento de água da região. Serão quatro laboratórios - de hidrologia, de espectrofotometria de absorção atômica, físicoquímico e bacteriológico. O complexo também contará com um laboratório móvel.

Farão parte do centro as seguintes atividades: elaboração de planos, projetos e orçamentos de saneamento ambiental; programa de fluoretação da água; instituição de políticas tarifárias; prestação de serviços de informática: emissão de contas, contabilidade, gestão de pessoal e comercial; compras conjuntas e controle de qualidade do material; programas de uso eficiente de energia elétrica e conservação de água; programa de educação sanitária e ambiental; gestão de recursos humanos: treinamento e capacitação de pessoal local; e assistência de engenharia, jurídica e administrativa.


Anterior
Anterior

Instituto da Mulher e da Criança tem licitação concluída

Próximo
Próximo

Jornal Geral - dezembro de 2010