Geraldo pede SAMU avançado para Dourados

O deputado federal Geraldo Resende está lutando para viabilizar, no Ministério da Saúde, mais uma ambulância de suporte avançado do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para Dourados. Segundo o deputado, o município já conta com uma unidade desse porte e de duas de suporte básico, mas em função da característica de pólo regional, é necessário ampliar o número de viaturas à disposição da comunidade.

Além de mais uma unidade avançada, o parlamentar também vai articular a destinação de outra motolância (motocicleta-ambulância), já que a cidade tem apenas uma unidade. “Estou trabalhando junto ao Ministério da Saúde para ampliar o serviço em todo o Mato Grosso do Sul, havendo, inclusive, a possibilidade de utilizarmos recursos da emenda de bancada com essa finalidade”, explica o parlamentar.

A destinação de mais uma ambulância de suporte avançado e de outra motolância para Dourados atende solicitações do coordenador do SAMU em Dourados, o médico Fábio Riuto de Oliveira. Entre outras justificativas, o pedido se dá em função do crescimento do perímetro urbano, o que aumenta também o tempo de resposta das unidades móveis; além disso, segundo Fábio Riuto, tem aumentado o número de ocorrências de casos clínicos e traumáticos atendidos pelo Serviço.

A existência, em Dourados, de ruas e logradouros de difícil acesso e tráfego; a necessidade de melhorar o tempo resposta nos horários em que aumenta o fluxo de veículos nas principais vias de Dourados; a existência de situações onde é necessário deslocar mais recursos, como por exemplo, em caso de múltiplas vítimas; e a necessidade de favorecer a segurança e o atendimento dos profissionais que, em situações adversas poderão se deslocar em dupla, são alguns dos argumentos apresentados para justificar o pedido de mais uma motolância e de outra ambulância de suporte avançado.

Municípios

Além de Dourados, Geraldo Resende articulou a inclusão de mais de 20 municípios no processo de regionalização do SAMU em Mato Grosso do Sul. Esse trabalho garantiu que o Serviço será implantado, na primeira etapa, nas cidades de Coxim, Paranaíba, Ponta Porã, Aquidauaua, Mundo Novo, Nova Andradina e Navirai, Corumbá e Ladário.

Para a segunda etapa, o parlamentar apresentou proposta de inclusão dos municípios de Amambai, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Bonito, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste.


SAMU em Dourados: Geraldo pede mais viaturas para ampliar atendimento. (Foto: Luiz Radai)

Anterior
Anterior

Câmara lança comunidade virtual sobre lan houses

Próximo
Próximo

Geraldo acompanha André em visita a Douradina