Saem recursos para ampliação do aeroporto de Dourados
Coordenador da bancada anuncia o empenho de R$ 3,8 milhões pela Secretaria de Aviação Civil
A Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República empenhou quinta-feira (8), R$ 3.849.881,11 para as obras de ampliação e revitalização do aeroporto de Dourados. O anúncio foi feito pelo coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul, deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS).
Os recursos serão destinados para a revitalização da pista de pouso e decolagem - que será alargada dos atuais 30 metros para 45 metros com concreto betuminoso usinado a quente -, da pista de táxi e do pátio de aeronaves, além de sinalização horizontal e vertical.
A medida é uma conquista do trabalho do coordenador da bancada e da equipe técnica da Secretaria de Obras Públicas do Estado, à época comandada pelo atual deputado federal Edson Giroto e do ex-deputado e atual senador Waldemir Moka.
Geraldo Resende comemora o empenho, pois, de acordo com ele, a estrutura que será oferecida no aeroporto contempla antiga demandas de empresas dos mais diversos setores, inclusive multinacionais que estão investindo no agronegócio e demais segmentos da classe empresarial, liderados pela Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced).
Além disso, o município se tornou um polo universitário e o deslocamento rápido também é uma das reivindicações de diversos segmentos acadêmicos.
“As melhorias que serão implantadas no aeroporto de Dourados irão possibilitar a concretização do grande sonho de vários setores da sociedade douradense. Agora, vamos trabalhar para que a licitação para a escolha da empresa que vai executar as obras seja feita o mais rápido possível e as obras comecem já no início de 2012”, explica o parlamentar.
Geraldo Resende ressalta que a revitalização do aeroporto poderá levar empresas, como a Gol, Azul e Tam e outras empresas aéreas de grande porte, a operar linhas que liguem Dourados aos grandes centros do país, como São Paulo e Brasília.
“O grande número de universidades e empresas que se instalaram em Dourados demandam alternativas de deslocamento rápido, ao contrário do que ocorre atualmente, quando as pessoas têm que pegar aeronaves pequenas ou de médio porte, em horários incompatíveis com suas atividades”, explica o parlamentar.
Atuação
Após se reunir, em maio deste ano, com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, o governador André Puccinelli e membros da bancada federal, Geraldo Resende manteve diversas outras audiências em Brasília, algumas delas com o ministro, como em outubro passado, e outras com a diretora do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), Fabiana Todesco.
“O apoio da secretária-adjunta de Obras Públicas de Mato Grosso do Sul, Maria Vilma Casa Nova, foi fundamental para que pudéssemos ter mais essa grande vitória, que eu credito a todos que sonham em construir, agora, a Dourados que nós queremos”, finaliza Geraldo Resende.